Direção de prova da F1 reforça proibição do uso de joias para pilotos em corrida

Nota da direção de prova, que será comandanda por Niels Wittich em Melbourne, relembrou que pilotos não podem utilizar adereços enquanto estão dentro dos carros por questões de segurança

FÓRMULA 1 2022 | FERRARI OU RED BULL: QUEM LEVA A MELHOR NA AUSTRÁLIA? | TT GP #47

A direção de prova da Fórmula 1, comandanda neste final de semana pelo alemão Niels Wittich, que subsituiu Michael Masi em 2022, reforçou uma regra curiosa nas notas do evento. O artigo 5 do terceiro capítulo do apêndice L do Código Esportivo Internacional prevê que “o uso de joias na forma de piercings no corpo ou correntes de metal é proíbido durante as competições e pode ser checado antes da largada”.

A regra não é nenhuma novidade. Ela foi introduzida em 2005, quando a Federação Internacional de Automobilismo implementou uma “proibição imediata no uso de joias (piercings e correntes) por pilotos de corrida e rali”, com a medida depois sendo introduzida no Código Esportivo Internacional.

O memorando da direção de prova aparentemente não tem relação com nenhum caso recente, é apenas uma forma de prevenção para evitar que, em acidentes graves, os pilotos possam me machucar mais ou terem dificuldades para sair dos carros. Ainda assim, de acordo com o site Autosport, alguns atletas foram vistos utilizando joias como braceletes e anéis dentro dos cockpits.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Fórmula 1 correu na Austrália pela última vez em 2019 (Foto: Fórmula 1)

LEIA TAMBÉM
Pirelli justifica escolha de pneus e diz que quer “dar dor de cabeça” na Austrália

Não há precedente de nenhuma punição por violação deste artigo na Fórmula 1. Em outras categorias, como a Fórmula E, já houveram punições por conta da vestimenta dos pilotos, inclusive para o brasileiro Lucas Di Grassi, que recebeu uma multa de € 10 mil e três pontos de punição por usar roupas íntimas curtas demais durante o ePrix de Punta del Este, no Uruguai, em 2018.

O GP da Austrália volta ao calendário da Fórmula 1 depois de dois anos fora por conta da pandemia da Covid-19. A corrida acontece neste domingo, dia 10 de abril. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Austrália AO VIVO e EM TEMPO REAL.

FÓRMULA 1 2022: RETORNO À AUSTRÁLIA E RETROSPECTO DE DANIEL RICCIARDO EM MELBOURNE
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.