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O primeiro grande debate da F1 em 2016 é sobre a legalidade de um sistema de suspensão desenvolvido pela Mercedes e copiado por outras equipes em carro de 2017. A Ferrari acompanha a situação e, acreditando que o novo conceito é ilegal,
considera trazer a FIA para o debate. A cúpula da McLaren, por sua vez, fala em diminuir as limitações que o regulamento impõe sobre os carros – talvez até possibilitando o retorno da suspensão ativa, banida da F1 desde 1993.
“A suspensão é um tópico engraçado. Um dia a gente deveria parar e copiar os carros de rua, o que significa trazer a suspensão ativa de volta”, brincou Éric Boullier, diretor da McLaren. “Pelo menos isso encerraria o debate. Hoje tudo fica sujeito às interpretações do regulamento. Você pode desenvolver um conceito, e hoje vemos que isso pode ser interpretado de outra forma pelos outros. É por isso que a Ferrari tenta forçar sua opinião ou interpretação até ser aceita pela FIA”, seguiu.
A suspensão ativa foi uma das chaves para o sucesso da Williams nas temporadas 1992 e 1993, quando a equipe foi campeã com grande facilidade. O sistema evitava que os carros sofressem com desníveis do asfalto, trazendo uma dirigibilidade bem mais suave.
A suspensão ativa ajudou Mansell a ser campeão em 1992 (Foto: Williams)
Boullier não chega a esclarecer seu posicionamento a respeito da nova engenhoca da Mercedes. “Estamos no meio disso. Na verdade, a maior parte das equipes entrou em contato com a gente sobre esse tópico. A Ferrari tem uma interpretação diferente do que pode ser feito e eles tentam forçar sua opinião. E é óbvio que isso não agrada algumas outras equipes”, avaliou.
A Ferrari acredita que o conceito desenvolvido pela Mercedes remete ao FRIC, banido em 2014. Era um sistema que conectava as suspensões dianteiras e traseiras, mas que agora seria aplicado sem uma ligação direta. Outras equipes – entre elas a própria escuderia de Maranello – decidiram acompanhar as Flechas de Prata e desenvolver o mesmo conceito em seus bólidos, mesmo sem saber se vão de fato receber aval para utilizá-lo.
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PADDOCK GP #64 RECEBE FELIPE GIAFFONE E DEBATE CRISE NA F-TRUCK
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