Diretor da McLaren sai em defesa de Pérez por episódio em Mônaco: "Kimi teve a opção de se afastar"

Sam Michael, diretor-esportivo da escuderia britânica, isentou parte da culpa de Pérez no toque com Räikkönen em Monte Carlo e rasgou elogios ao estilo de pilotagem do mexicano: "Não é muito diferente de como alguns dos grandes pilotos dos últimos 20 anos pilotaram"

 
Sergio Pérez tem sido o nome mais comentado da F1 nesta primeira metade da temporada 2013. Antes acusado de falta de atitude, o mexicano, em seu ano de estreia pela McLaren, voltou a exibir sua característica pilotagem arrojada e agressiva e conquistou críticas e alguns desafetos no paddock.
 
O ápice veio após o GP de Mônaco, quando 'Checo' acertou Kimi Räikkönen na tentativa de tomar o quarto lugar do finlandês, já no fim da prova. Furioso, Kimi, normalmente afeito a declarações mais incisivas, disse após a corrida que seu adversário "merecia levar um soco para ver se entende".
 
No entanto, Pérez também tem seus admiradores e defensores, dentro e fora da F1. Um deles é Sam Michael, diretor-esportivo da McLaren. Para ele, o mexicano vem mostrando potencial para ser um dos grandes talentos da categoria.
Sergio Pérez ganhou elogios de Sam Michael, diretor-esportivo da McLaren (Foto: Getty Images)
"Ultimamente, você quer que ele seja capaz de correr e pressionar o máximo que puder", disse o australiano. "Não é muito diferente de como alguns dos grandes pilotos dos últimos 20 anos pilotaram."
 
"Você está jogando um jogo de números, mas prefiro que ele seja criticado por isso do que por não ter aproveitado uma chance. Ele marcou sua autoridade no esporte e mostrou que tem habilidade para fazer isso. Não é sempre que vai dar certo, assim como com outras pessoas", acrescentou.
 
Michael, inclusive, chegou a afirmar que o acidente entre Pérez e Räikkönen também poderia ter sido evitado pelo finlandês – eximindo, assim, parte da culpa de seu piloto no incidente monegasco.
 
"Claro que você pode argumentar que ele perdeu um quinto lugar, mas uma vez que ele tinha o compromisso de avançar, Kimi também jogou isso fora, assim como ele. Kimi sempre teve a opção de se afastar na curva", encerrou.
 
O GP do Canadá está previsto para o próximo domingo (9). Em 2012, 'Checo' conquistou o terceiro lugar em Montreal, naquele que foi o segundo de seus três pódios na carreira.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.