Diretor da Renault admite limitação da versão C, mas dispara: “Verstappen deveria focar no carro”

Cyril Abiteboul, diretor-esportivo da Renault, defendeu a versão C do motor até onde deu, após as declarações de Max Verstappen, mas reconheceu que havia questionamentos quanto à atualização. Aproveitou o espaço também para alfinetar o piloto holandês

Quem achou que não desse tempo de mais confusão na relação com data de validade para novembro entre Red Bull e Renault? Após Max Verstappen afirmar que a equipe austríaca teve de voltar para o modelo antigo de motor porque o novo não aguentaria corridas acima do nível do mar, o diretor-esportivo da Renault resolveu responder. Para o dirigente, Verstappen deveria pensar apenas no lado dele.
 
Cyril Abiteboul admitiu que há, sim preocupações com relação à versão C do motor Renault, sobretudo com relação à dirigibilidade – tanto é que a própria Renault e a McLaren decidiram não usar, diferente da Red Bull, que arriscou. Segundo ele, a equipe sabia de tudo perfeitamente. E Verstappen não deveria se meter.
 
"Creio que qualquer motor não anda tão bem em altitude, mas acho que a melhora de potência que vimos seria igual numa pista como a do México. Então, não, não concordo com esse comentário, e acho que Max deveria focar no carro", disparou.
 
"Nós temos, sim, dúvidas quanto à dirigibilidade e, assim, estava claro que o motor instalado no carro de Max não poderia fazer todas as corridas restantes. Foi decidido voltar a uma versão anterior, mas esse foi o plano que havia sido acordado com o departamento de engenharia da Red Bull", seguiu.
Cyril Abiteboul, chefe da Renault (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
"[A realidade] como sempre foi mais simples. Foi uma questão de execução de um plano previamente acordado com todos os acionistas, em particular com os da Red Bull. Isso vem com algumas limitações. Era parte do plano voltar para uma Versão B em algum momento da temporada. É incomum em termos de padrão, mas é um padrão, um plano acordado especificamente a pedido da Red Bull", afirmou.
 
Sobre Verstappen, falou um pouco mais e aproveitou para elogiar o companheiro de equipe dele, Daniel Ricciardo, fechado com a Renault para 2019. "É um piloto muito exigente e que não fica muito quieto. Daniel conseguiu encontrar formas de evitar as limitações do motor no TL1 em Singapura. Não muda o fato de que tínhamos de fazer um trabalho melhor para ambos", encerrou.
 
Após a mudança de Verstappen e Ricciardo, os dois contam com punições e vão largar no fim do grid na Rússia.
 
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