Diretor de provas revela tratamento com água para aumentar aderência no GP da Turquia

Michael Masi garantiu que a organização do GP da Turquia fez mudanças no asfalto. Um tratamento especial visa evitar os problemas vistos na corrida de 2020

A organização do GP de Miami anunciou a data da corrida na temporada 2022 da F1 (Vídeo: Miami GP)

Em 2020, o GP da Turquia não ficou marcado apenas pelo triunfo de Lewis Hamilton, que trouxe o heptacampeonato mundial para o britânico em uma corrida empolgante. O asfalto de Istambul sofria com uma falta crônica de aderência, o que levou a críticas pesadas de pilotos e equipes. Às vésperas de sediar a 16ª etapa do Mundial, na próxima semana, a organização da prova trabalha para contornar a situação.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A informação de que ajustes foram feitos veio de Michael Masi, diretor de provas da categoria, que confirmou um tratamento realizado no asfalto do Istanbul Park. O objetivo é justamente evitar que a superfície se comporte como um sabão para os carros.

Hamilton deixa o carro após o título conquistado na Turquia (Foto: Mercedes)

“Toda superfície da pista recebeu um tratamento para melhorar o nível de aderência. Regularmente, a cada temporada, enviamos atualizações para todas equipes sobre qualquer mudança para os próximos eventos. Seja das barreiras, das zebras, de qualquer coisa. Até das áreas reasfaltadas”, disse Masi em entrevista à revista britânica Autosport.

“A superfície do circuito da Turquia foi limpa com água sob alta pressão, um tratamento regular. Vimos que normalmente Singapura faz isso, onde as ruas são recapeadas de forma regular por todo movimento. Isso, além de outras mudanças, foram feitas na Turquia”, disse.

No ano passado, a corrida voltou ao calendário muito por conta dos diversos cancelamentos que a Fórmula 1 enfrentou, por conta da pandemia de Covid-19. Na ocasião, Lewis Hamilton sagrou-se vencedor, garantindo o sétimo mundial da carreira, após largar apenas em sexto. O heptacampeão deu de ombros para a condição adversa da pista e partiu para a vitória, que o colocou no mesmo patamar de títulos de Michael Schumacher.

Em 2021, o GP da Turquia, será realizado entre os dias 8 e 10 de outubro, no Istambul Park, na décima sexta etapa do mundial de Fórmula 1, que tem Lewis Hamilton como líder com 246.5 pontos, dois a mais que Max Verstappen.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.