Diretor diz que estrutura tradicional da Williams “não funciona” e exalta mudanças

Jost Capito, chefe da Williams, revelou que promoveu mudanças estruturais. O dirigente diz que se inspira no passado para trazer os dias dourados de volta

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Documentário conta com o apoio da família de Michael Schumacher (Vídeo: Netflix)

Desde que assumiu a direção da Williams no começo de 2021, Jost Capito carrega o árduo trabalho de capitanear o renascimento da equipe de Grove. Um avanço gradual já é notado, e parte do sucesso é creditado pelo alemão às mudanças estruturais implementadas na equipe.

Com o intuito de modernizar a forma de trabalho da Williams, o diretor-executivo logo aproximou os núcleos de trabalho, criando um setor para supervisionar os departamentos e melhorar o desenvolvimento do FW43B. Após somar dez pontos no GP da Hungria, o trabalho começa a dar indícios de sucesso.

“Estou maravilhado com o quanto você consegue evoluir e conseguir bons resultados sem necessariamente fazer alguma coisa no carro. Apenas melhorando a comunicação, trabalhando na estratégia, criando novas prioridades e abordando os pilotos de uma forma diferente. A equipe de desenvolvimento e a equipe de corrida eram, basicamente, duas empresas distintas. Isso não funciona no automobilismo. Se a equipe de corrida não confia na equipe de desenvolvimento ou vice-versa, fica difícil acertar um carro para a corrida”, disse Capito em entrevista ao canal de TV alemão Sport1.

JOST CAPITO; WILLIAMS; FÓRMULA 1; F1 2021;
Jost Capito é o novo homem-forte da Williams (Foto: Williams)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Mudamos isso tendo um gerenciamento técnico entre elas, ao qual ambas devem se reportar. Então você tem que desenvolver o carro rapidamente com uma equipe que funcione bem, fazendo isso melhor do que os outros para chegar no objetivo”, afirmou.

Com a missão de deixar a rabeira do grid e trazer os dias dourados da Williams de volta o ex-diretor da Volkswagen revelou que frequentemente visita o museu da equipe. Além disso, Capito revelou que usa a rica história do time, que já conquistou nove Mundiais de Construtores e sete Mundiais de Pilotos, como um espelho para realizar um grande trabalho.

“Você é confrontado com isso, com certeza, todo santo dia. Fico boquiaberto quando visito o museu e vejo os carros de Nigel Mansell, Alain Prost e de Ayrton Senna. Quero colocar a equipe neste patamar de novo. Se eu conseguir contribuir com isso, será uma grande honra”, finalizou Capito.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.