Diretor-geral diz que Lotus resolveu problemas financeiros, mas tem orçamento semelhante ao de 2014

Matthew Carter, diretor-geral recém-promovido da Lotus, explicou que a equipe britânica possui um orçamento parecido com o do ano passado, mas que, dessa vez, não terá de conviver com as dívidas, portanto, todo dinheiro vai para o desenvolvimento do E23

O fraco desempenho na temporada 2014 após um grande campeonato em 2013 não fez a Lotus desanimar. Após cortar gastos e pagar altas dívidas, o time de Enstone está focado em alcançar a Williams já em 2015. Nesta segunda-feira (26), a Lotus divulgou em seu site oficial as primeiras imagens do E23, com uma perceptível mudança: o fim do bico tomada.
 
Matthew Carter, diretor-geral do time, explicou que, para sanar algumas dívidas em 2014, a Lotus teve de demitir alguns funcionários ainda na pré-temporada. 
 
“Tentando resolver nossos problemas financeiros – o que conseguimos – demitimos alguns funcionários nessa fase da temporada passada”, disse.
 
Segundo Carter, durante o campeonato alguns voltaram à equipe e ajudaram a construir um time mais forte para 2015.
 
“No final, tivemos de trazer alguns funcionários de volta, mexemos em alguns departamentos, inclusive no de design. Reestruturamos o departamento de aerodinâmica e agora estamos colhendo os frutos”, declarou.
 
Questionado sobre a presença de alguns espaços no carro, o diretor tranquilizou, dizendo que os patrocinadores já estão garantidos e aparecerão em breve.
 
“Nós temos alguns novos patrocinadores para este ano que ainda não apareceram no carro, mas estarão lá em breve. Estamos conseguindo trabalhar muito bem com o que temos”, falou.
 
Carter afirmou que o orçamento de 2015 lembra mais o de 2014 que o de 2013, mas que a grande diferença está em não precisar mais pagar as dívidas, ou seja, todo dinheiro é voltado para o desenvolvimento do E23.
 
“Nosso orçamento para este ano é menor que o de 2013 e parecido com o do ano passado. Mas é importante dizer que, diferentemente dos últimos anos, todo dinheiro que entrar vai para o desenvolvimento do carro e não para o buraco negro de dívidas, como nos outros anos”, explicou.
Com o novo carro e motores Mercedes, a Lotus mira um lugar no topo da F1 em 2015 (Foto: Lotus)
Mesmo não querendo demonstrar otimismo excessivo, o diretor-geral do time traçou como meta, agora com motores Mercedes, alcançar a Williams e terminar o ano em terceiro ou quarto no Mundial de Construtores. 
 
“Nós esperamos disputar de igual para igual com a Williams. Eu não quero ser muito otimista, ser realista é importante, mas terminar em terceiro ou quarto no Mundial de Construtores é realmente a nossa meta”, disse.
 
Carter, contudo, lembrou que o bom resultado no campeonato não depende só da Lotus, mas também das outras escuderias e fornecedoras de motores.
 
“Mas isso tudo vai depender muito de como a Renault vai trabalhar com a Red Bull, a Honda com a McLaren e de como a Ferrari vai chegar”, completou.
 
Sonhando com um lugar no topo da F1 em 2015, a Lotus foi apenas a oitava no Mundial de Construtores de 2014. 
 
10+ LANÇAMENTOS NA F1
Carros colocados diante das garagens com capas, fotos divulgadas pela internet, convocação para coletiva de imprensa na sede da equipe. Tudo gera ansiedade enorme no verdadeiro fã de F1, mas já houve um tempo em que os lançamentos de carros no início de cada ano eram muito mais do que isso — tratavam-se, na realidade, de mega eventos que às vezes contavam até mesmo com aviões Airbus e shows das Spice Girls. Aproveitando que a F1 vive uma época de lançamentos, o GRANDE PRÊMIO relembra alguns eventos que ficaram marcados ou por sua suntuosidade, ou por sua excentricidade.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

BOTTAS ANTES
O finlandês Valtteri Bottas será o primeiro a sentir o gostinho de pilotar pela primeira vez o novo carro da Williams, o FW37, nos testes coletivos da F1 em Jerez de la Frontera, na Espanha. A Williams confirmou que o quarto colocado do Mundial de F1 de 2014 será o responsável por guiar o carro nos dois primeiros dias de atividades de pista da pré-temporada. Desta forma, Bottas andará nos dias 1 e 2 de fevereiro com a nova máquina. Já o brasileiro Felipe Massa, que fechou o último campeonato em sétimo lugar, trabalhará pela primeira vez com o FW37 nos dias 3 e 4.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

CINCO VITÓRIAS

A Renault tem grandes planos para 2015. A fabricante francesa espera reduzir pela metade a diferença que ainda possui para a campeã Mercedes e traça como meta a conquista de "pelo menos cinco vitórias na temporada" que começa em março, no Albert Park, na Austrália. No ano passado, a fornecedora enfrentou diversos problemas com a nova unidade de força. Mesmo assim, fechou o campeonato com três triunfos, todos pelas mãos de Daniel Ricciardo, com a Red Bull. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.