Diretor-técnico da Toro Rosso mostra confiança e avalia que “está no sangue” da Renault dar a volta por cima

Diretor-técnico da Toro Rosso, James Key se mostrou confiante na capacidade de reação da Renault e afirmou que a fábrica está bem preparada para voltar mais forte em 2016. Dirigente, entretanto, disse entender a frustração da Red Bull

Diretor-técnico da Toro Rosso, James Key acredita na capacidade da Renault de melhorar a performance de motor V6 turbo. Na visão do dirigente, a fábrica francesa pode ter um ganho similar ao da Ferrari.
 
Depois de um ano difícil em 2014, a Renault não conseguiu acertar a mão no motor deste ano e foi alvo de inúmeras críticas — especialmente de Christian Horner, chefe da Red Bull — por conta de seus muitos problemas de confiabilidade.
James Key se mostrou confiante na capacidade de reação da Renault (Foto: Getty Images)
Em um momento em que a Renault traça planos para além da temporada 2017, Key decidiu colocar panos quentes e afirmou que “está no sangue deles” dar a volta por cima.
 
“Eles são pessoas muito honestas para se trabalhar, todos eles reconhecem que há trabalho para ser feito, mas eles estão trabalhando muito duro para tentar resolver isso, e acho que eles podem”, disse Key em entrevista à publicação britânica ‘Autosport’. “Tem coisas a serem feitas, uma certa diferença, mas a Ferrari deu um grande passo, e eu tenho certeza de que a Renault também é capaz disso”, avaliou.
 
“Não devemos esquecer que eles têm estado por perto e tiveram um sucesso enorme, como companhia e também como fornecedores de motores da F1, e está no sangue deles dar a volta por cima”, seguiu. “Com o progresso que eles estão projetando para o próximo ano, há uma atmosfera muito mais confiante do que neste momento do ano passado”, ponderou.
 
De acordo com Key, ano passado foi um choque ver o desempenho do motor, mas, apesar dos problemas de confiabilidade de 2015, a Renault contratou novos funcionários e tem muito mais vontade de reagir e entregar um produto melhor.
 
“Na temporada passada ainda tinha um choque de como as coisas tinham se desdobrado, e era o caso de: ‘Uau! OK, temos algum trabalho para fazer nisso’”, lembrou. “E no início desta temporada eles tiveram alguns problemas de confiabilidade que também atrapalharam”, listou.
 
“Mas, indo para o próximo ano, foi um perfeito passo para trás de muitos caras lá, algumas pessoas novas e a sensação de que ‘temos de acertar desta vez, então não vamos nos distrair demais e avançar’”, falou James.
 
Por fim, o dirigente da Toro Rosso comentou que consegue entender a frustração da Red Bull nesse período de 18 meses, afinal, o time vem de uma sequência de quatro títulos.
 
“Eu não culpo a Red Bull por ficar frustrada com a situação, porque esses caras estão acostumados a vencer campeonatos, e eles estão equipados e financiados para fazer isso”, ressaltou. “Tem dois times que fazem seus próprios motores e eles estão em primeiro e segundo no campeonato”, citou.
 
“Posso entender a frustração, mas os dois lados têm trabalhado juntos para resolver isso”, encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.