Domingo tem pista seca em Spielberg, mas traz chance de chuva para GP da Estíria

As corridas da Fórmula 3 e da Fórmula 2, disputadas nesta manhã de domingo no Red Bull Ring, foram realizadas com a pista seca e temperaturas amenas. Mas o GP da Estíria de Fórmula 1 tem uma boa chance de acontecer, ao menos em parte, no molhado. A meteorologia aponta uma previsão que começa em 47% no horário da largada e depois cai para 35%

A meteorologia vem acertando 100% das suas previsões para o fim de semana do GP da Estíria de Fórmula 1. Se era esperado um verdadeiro temporal no último sábado, o que realmente aconteceu e comprometeu a corrida 1 da Fórmula 3, levou ao cancelamento do terceiro treino livre da Fórmula 1 e tornou caótica a sessão que definiu o grid de largada, o domingo (12) também foi de acordo com a previsão do tempo. O dia amanheceu com temperatura amena em Spielberg, onde está localizado o circuito Red Bull Ring, na Áustria, com pista seca para as corridas da Fórmula 3 e da Fórmula 2, realizadas horas atrás. Entretanto, há uma possibilidade de que parte do GP da Estíria seja disputado com a pista molhada.

Cerca de duas horas antes da largada, a meteorologia aponta temperatura ambiente de 17ºC, com sensação térmica de 22ºC e céu nublado. De acordo com o site especializado Accuweather, há 51% de possibilidade de chuvas e trovoadas às 14h locais, ou seja, uma hora antes da largada do GP da Estíria.

Céu nublado no Red Bull Ring neste domingo
Céu nublado no Red Bull Ring neste domingo (Foto: McLaren)

Para o início da corrida, contudo, a previsão é de céu nublado, mas sem chuva, embora a meteorologia aponte 47% de possibilidade de pista molhada para a região de Spielberg, caindo para 35% na metade final da corrida. A temperatura ambiente tende a se manter estável, na casa dos 20ºC, e sensação térmica entre 21 e 22ºC.

Diferente do cenário climático da semana passada, em que o calor era motivo de preocupação para a Mercedes e visto como um trunfo para a Red Bull tentar lutar pela vitória no GP da Áustria, a temperatura mais amena serve como um alívio para a equipe hexacampeã do mundo.

Lewis Hamilton vai largar na pole-position após volta espetacular debaixo de chuva no último sábado, tendo ao seu lado, na primeira fila, Max Verstappen. Carlos Sainz, da McLaren, parte em terceiro, enquanto Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, fecha a segunda fila.

A largada do GP da Estíria está marcada para 10h10 (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.