Dono da Aston Martin admite que faz “tudo que pode” por Newey: “Conversamos há anos”

Lawrence Stroll realmente não está medindo esforços para contar com Adrian Newey na Aston Martin a partir da temporada 2025 da Fórmula 1. Na manhã desta quarta-feira (4), o time inglês convocou um coletiva de imprensa para 10 de setembro, aumentando os rumores sobre a chegada do projetista

Após a notícia de que Adrian Newey finalmente decidiu qual será o próximo passo na carreira e que deve, assim, ser anunciado oficialmente pela Aston Martin na semana que antecede o GP do Azerbaijão, Lawrence Stroll, proprietário da equipe inglesa, afirmou que está fazendo “tudo o que pode” para garantir a chegada do ‘Mago da Aerodinâmica’ em 2025.

Os rumores, inclusive, ficaram mais fortes na manhã desta quarta-feira (4), quando o time esmeraldino convocou uma coletiva de imprensa para o dia 10 de setembro, a próxima terça-feira, na fábrica em Silverstone. Embora a agenda do evento não tenha sido revelada, um porta-voz declarou que “não há nada para ser anunciado”.

No entanto, se depender do pai de Lance Stroll, o projetista de 65 anos certamente vestirá verde nos próximos anos. Em uma entrevista à emissora Bloomberg, Lawrence revelou que as conversas com Newey começaram há bastante tempo, muito antes do britânico anunciar a saída da Red Bull.

“Na verdade, estamos conversando com Adrian há anos, não há meses”, declarou. “Adrian é a pessoa mais talentosa e capaz da Fórmula 1, considerando sua história e seu sucesso. Portanto, ficaria muito animado em ter Adrian em nossa equipe. Acho que todas as outras equipes de F1 se sentiriam da mesma forma”, acrescentou o chefão da Aston Martin.

Lawrence Stroll não mede esforços para contar com Adrian Newey na Aston Martin (Foto: Reprodução)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Sauber despista sobre Bortoleto, mas garante decisão sobre pilotos “o mais rápido possível”

Por fim, Stroll também garantiu que “estou fazendo tudo o que posso para garantir os serviços de Adrian Newey”.

Desde que a Red Bull confirmou que o projetista não seguiria com a equipe na Fórmula 1, o engenheiro virou objeto de desejo de boa parte das equipes do grid. Com a vontade de trabalhar ao lado de Lewis Hamilton e de Fernando Alonso, a Ferrari e a Aston Martin surgiram como favoritas a contratarem Newey. O time de Maranello, no entanto, se espantou com os valores cobrados e recuou na negociação.

Algum tempo depois, a Alpine também surgiu como uma das opções e o portal inglês BBC afirmou que o projetista teve conversas “extensas” com Flavio Briatore, que voltou ao time francês oficialmente como consultor. Porém, as negociações com o time de Enstone não evoluíram da forma esperada.

Na última terça-feira, o portal neerlandês RacingNews365 confirmou que Newey está fechado com a Aston Martin. Ainda segundo a publicação, o engenheiro ficou impressionado com a fábrica de última geração do time britânico, que conta com seu próprio túnel de vento. Além disso, Adrian foi seduzido por um salário de £ 20 milhões por ano (R$ 148,2 milhões na cotação do dia).

Fórmula 1 agora volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.