Dono de equipe na F-E, Prost afirma que F1 jamais terá apenas carros elétricos no grid

O francês afirmou que esse tipo de modificação não faz parte da tradição da categoria, por isso será um mercado a ser explorado somente pela F-E, certame que estreia na segunda metade do próximo ano

Tetracampeão do mundo e agora dono de equipe na F-E, Alain Prost afirmou que a F1 jamais vai usar carros totalmente elétricos. O dirigente disse que, mesmo com o interesse por energias limpas estar aumentando no mundo todo, isso não faz parte da tradição da categoria e dificilmente um dia será adotado.

“A F1 nunca será totalmente elétrica. Nunca”, disse o francês. “Não enquanto eu estiver neste planeta… eu não acho que isso seja possível. Isso é algo que deve ir embora das corridas. Você não pode ter a F1 totalmente com carros elétricos. É uma questão de energia disponível e não vai funcionar, essa não é a essência”, declarou.

Prost disse que a F1 nunca será 100% elétrica (Foto: Getty Images)

“A mensagem dada ao público é errada. Você não pode dizer que todo mundo vai mergulhar nos carros elétricos em dois anos”, acrescentou o francês, garantindo que os carros elétricos devem apenas continuar como mercado da F-E.

Quanto à nova categoria, onde será um dos comandantes da equipe eDams, Prost foi só elogios. O ex-piloto afirmou que o campeonato está dentro do conceito de uso de energias alternativas para os carros e, por isso, será importante competir em algumas das principais cidades do mundo.

“A F-E é completamente diferente, completamente separada. O que nós fazemos é bom, nós estamos indo em uma direção em que é preciso seguir, precisamos mostrar alguma coisa. Com a F-E, é uma mistura de desenvolvimento e educação, educando as pessoas dentro das cidades. É uma mensagem completamente diferente, que é o que queremos, mas não me entenda mal. Nós nunca iremos para essa direção na F1”, encerrou.

Há alguns anos, a F1 tentou estabelecer uma regra de que os carros teriam um motor elétrico para ser usado apenas no pit-lane. No entanto, a pedido das montadoras, essa modificação acabou adiada.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube