FIA anuncia saída de CEO e perde quarto executivo sênior desde dezembro de 2023

Após perder o diretor-esportivo, o diretor-técnico de monopostos e a chefe da comissão feminina, Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirma a saída da CEO Natalie Robyn

A Federação Internacional de Automobilismo confirmou que Natalie Robyn vai deixar o cargo de executiva-chefe após pouco mais de um ano e meio exercendo a função. De acordo com o comunicado divulgado pelo órgão que rege o esporte, Robyn saiu a partir de um “acordo mútuo” e tinha como objetivo “buscar oportunidades fora da FIA”. Com isso, a entidade sofre sua quarta perda de um executivo sênior em menos de seis meses.

A saída de Robyn segue as demissões do diretor-esportivo Steve Nielsen, do diretor-técnico de monopostos Tim Goss, além da chefe da comissão feminina Deborah Mayer. As diferentes perdas também acontecem após uma série de controvérsias envolvendo o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. Dentre elas, a tentativa de interferência nos GPs da Arábia Saudita e de Las Vegas de 2023, além das acusações sem fundamento contra a família Wolff. 

Apesar das polêmicas, Robyn disse que foi um privilégio ocupar o cargo na entidade que rege o esporte.

“Desempenhar o papel de CEO na FIA tem sido um enorme privilégio e estou grata por ter dirigido um programa de reestruturação e reforma. Agora é a hora de nos afastarmos, sabendo que a organização está em melhor posição para os desafios que temos pela frente”, disse Robyn.

Ben Sulayem elogiou o trabalho de Robyn (Foto: Reprodução/Khaleej Times)

De acordo com Sulayem, na época que Natalie assumiu o cargo de CEO da FIA, ela seria responsável pelo sucesso das operações da entidade e de sua administração financeira. Outra função era traçar estratégias para entregar a reforma desejada da Federação e planos para aumentar e diversificar as receitas para garantir a estabilidade financeira da entidade. Um comunicado do órgão elogiou os serviços prestados pela americana.

“Robyn liderou uma revisão abrangente da estrutura operacional da federação, desempenhando um papel fundamental na modernização da FIA, melhorando a governação e garantindo a estabilidade financeira sustentável”, disse a nota divulgada pela FIA.

“A nomeação de Natalie foi notável como a primeira CEO na história da FIA. Ela contribuiu muito para uma ampla reorganização da nossa estrutura operacional e de gestão, bem como para a nossa sustentabilidade financeira”, comentou Sulayem.

Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento e das demais etapas do campeonato.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.