Ecclestone revela interesse da Grécia em sediar GP do Mediterrâneo em circuito de rua próximo a Atenas

Em entrevista à CNN, Bernie Ecclestone confirmou o interesse da Grécia em receber uma prova da F1. A ideia dos promotores gregos é organizar uma prova de rua, na cidade de Keratsini-Drapetsona, que fica a cerca de nove quilômetros a oeste da capital, Atenas

Bernie Ecclestone revelou nesta terça-feira (26) que está considerando uma etapa de rua da F1 na Grécia, apesar da situação econômica conturbada pela qual atravessa o país. A corrida grega, que tem apoio financeiro privado, já ganhou o nome de GP do Mediterrâneo. O registro, inclusive, já foi feito junto à FOM, a empresa responsável pelos direitos comerciais da principal categoria do automobilismo no mundo.

"Os gregos estão interessados", afirmou o dirigente inglês à CNN. "Eles querem que eu vá até lá e encontre com o primeiro-ministro ou o prefeito. Agora, precisamos descobrir se eles podem garantir o dinheiro necessário", completou.

Grécia visa corrida de F1, revela Bernie Ecclestone (Foto: Citroën Racing/Facebook)

De acordo com a CNN, o investimento total para uma corrida da F1 gira em torno de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 2,2 bi) para construir uma pista do zero e ainda cobrir a taxa cobrada pela FOM para sediar uma prova do Mundial — normalmente a taxa tem validade por dez anos.

O local da prova, pensado pelos investidores, seria a cidade de Keratsini-Drapetsona, que fica a cerca de nove quilômetros a oeste da capital, Atenas.

"O próprio primeiro ministro manifestou total apoio à iniciativa de organizar uma prova de F1 e está ansioso para o início das recomendações das federações internacionais", disse Athanasios Papatheodorou, arquiteto da pista e membro da Dielpis, a empresa responsável pelo projeto.

"O maior benefício para o nosso país seria dar ao mundo a oportunidade de ver o porto mais histórico do mar Mediterrâneo. E a nossa experiência com grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de 2004, nos credenciam para isso", acrescentou.

Não há, entretanto, uma previsão de quando o negócio pode ser fechado ou quando a etapa pode entrar no campeonato. No mês passado, foi anunciado o retorno do GP do México para 2015, além da confirmação de prova no Azerbaijão em 2016. Neste ano, a Rússia estreia no calendário, com a corrida em Sochi, em outubro.

Projeto grego da pista de rua para F1 (Foto: Reprodução)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.