Em pleno aniversário, Alonso ganha puxão de orelha da Ferrari: “É o momento de mostrar humildade”

A equipe italiana não ficou satisfeita com as recentes declarações do espanhol, que criticou o trabalho feito no desenvolvimento do carro após terminar o GP da Hungria apenas na quinta colocação

Opinião GP: Mercedes tem sorte na Hungria, mas mostra reação
Por vaga em 2014, agente de Alonso se reúne com chefe da Red Bull
Boullier diz que ligação de Alonso e Red Bull não afeta escolha de Kimi
Futuro na Ferrari independe de eventual saída de Alonso, diz Massa

No dia em que comemora 32 anos de idade, Fernando Alonso ganhou um presente não muito agradável do presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo. O dirigente chamou o piloto espanhol para uma reunião, nesta segunda-feira (29), e lhe deu um ‘puxão de orelha’ por não estar satisfeito com o comportamento do bicampeão.

Relacionadas


A mensagem de Montezemolo foi uma resposta às declarações dadas pelo espanhol criticando o trabalho feito pela Ferrari em desenvolver o carro. "O pessoal de pista, engenheiros, mecânicos e pilotos realizam um trabalho aceitável. Já aqueles que fazem as peças…", deixou no ar após o GP da Hungria. "Era para sermos sétimo e oitavo, e ficamos em quinto e oitavo. Quando tivemos carro, eu e Felipe terminamos no pódio, como em Barcelona", continuou. Então a equipe utilizou seu site oficial para expor as opiniões pós-reunião da segunda-feira para criticar seu piloto principal.

O trecho do site é claro e foi lançado inicialmente em italiano, relatando os atos do presidente da Ferrari. "Montezemolo foi muito direto, como sempre, ao pedir uma virada: cada um dos técnicos presentes na reunião recebeu em ‘homenagem’ uma faca e um convite – metafórico, mas até um certo ponto… –, para colocá-la nos dentes pensando na abordagem para a segunda metade da temporada."

Montezemolo mostrou a Alonso que não está para brincadeiras (Foto: Shell/Getty Images)

No parágrafo seguinte, veio a confirmação da mais recente aquisição. "Este certamente não é o momento de se meter a discutir sobre quem é responsável por esta ou aquela decisão, porque tudo é possível com nove corridas ainda a disputar. Há pontos disponíveis e potencial para vencer, e Montezemolo está fazendo de tudo para garantir recursos e apoio para a equipe, como demonstra o anúncio da chegada em Maranello de  James Allison, da Lotus, já no próximo 1º de setembro. Mas temos fazer a fila andar sem pôr fogo, que, embora compreensível no imediatismo de um resultado negativo, não ajuda a ninguém", e aí se iniciava o contra-ataque.

Veio a resposta ao espanhol. "A referência é para as últimas declarações de Fernando Alonso, que não agradaram nem a Montezemolo, nem à Ferrari. Então, nesta manhã, quando Montezemolo chamou o espanhol para desejar um feliz aniversário, também puxou suas orelhas, lembrando-o de que 'todos os grandes campeões que têm impulsionado a Ferrari sempre foi convidado a colocar os interesses da equipe acima dos pessoais'. 'Este é o momento de manter a calma, evitar polêmicas e dar com humildade e determinação sua própria contribuição, estando perto, na pista e fora, à equipe e aos seus homens'”, encerrou o trecho.

Após brigar pelas vitórias nas primeiras corridas do ano e ter se colocado na luta pelo terceiro título da carreira, nos últimos tempos o piloto já havia reclamado da falta de desempenho do carro – apenas a quarta força hoje no grid –, além de estar ligado a uma possível transferência para a Red Bull.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.