Em treino marcado pela falta de aderência, Vettel bate Hamilton e lidera fácil em Austin. Alonso é 3º

Lutando pelo tricampeonato, Sebastian Vettel bateu Lewis Hamilton nos minutos finais do primeiro treino livre para o GP dos Estados Unidos e liderou a atividade com 1s418 de folga para o rival da McLaren. Fernando Alonso fechou o top-3

O primeiro treino da história da F1 em Austin começou movimentado nesta sexta-feira (16), com os pilotos logo deixando os boxes para conhecer o circuito onde só rodaram nos simuladores. Nos primeiros minutos da atividade, os competidores reclamavam de falta de aderência no circuito, já que a pista ainda conta com pouca borracha. 

► As imagens desta sexta-feira da F1 na nova pista de Austin, no Texas

Apesar das escorregadas, os tempos começaram a cair e Lewis Hamilton logo tratou de se instalar na ponta da tabela de tempos. Em sua prova de despedida da McLaren, o britânico impôs um forte ritmo e volta após volta melhorava suas marcas. Brigando pelo título da temporada, Sebastian Vettel conseguiu reagir nos minutos finais da atividade e aproveitou as melhores condições da pista para anotar 1min38s125 e impor 1s418 de vantagem para o rival inglês. Fernando Alonso completou o top-3, 2s212 atrás do piloto da Red Bull. 

Com a marca de 1min40s528, Jenson Button ficou com a quarta posição, à frente de Mark Webber. Felipe Massa foi o sexto, 2s841 atrás de Sebastian. Nico Hülkenberg ficou com o sétimo lugar, seguido por Kamui Kobayashi e Nico Rosberg. Sergio Pérez completa a lista dos dez primeiros colocados. Bruno Senna não teve um bom desempenho nesta sexta. O brasileiro anotou 1min44s548 em seu melhor giro e ficou com o 22º tempo, 6s423 atrás do líder e apenas à frente da dupla da HRT.

Com seu capacete 'texano', Vettel sobrou e liderou o primeiro treino em Austin (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

► Por que Michael Schumacher não foi o mesmo? Leia na WARM UP

Saiba como foi o primeiro treino livre do GP dos Estados Unidos

Quando o relógio apontou 9h em Austin, as luzes verdes no pit-lane acenderam, indicando assim o início do primeiro treino livre do GP dos Estados Unidos, no novíssimo Circuito das Américas. A curiosidade era grande, tanto de pilotos, equipes e fãs da F1, todos interessados em ver o mais novo palco da principal categoria do automobilismo mundial.

Pelo fato de o circuito em si ser muito novo, seu asfalto era totalmente verde e sem aderência. Assim, nenhum piloto pôde explorar o potencial. Natural, já que a pista precisava de muita borracha. Assim, vários pilotos foram à pista apenas para cumprir voltas de instalação e conhecimento das condições da pista e do asfalto. Fazia frio em Austin, com temperatura do ar beirando os 18ºC.

Massa, Hülkenberg e tantos outros comunicaram, via rádio, a falta de aderência do asfalto de Austin. Dessa forma, a cautela dava o tom dos primeiros minutos de atividade no Texas. Afinal, ninguém estava disposto a se aventurar e correr o risco de bater o carro logo no primeiro treino do fim de semana.

Kamui Kobayashi fez história ao ser o primeiro piloto a registrar uma volta cronometrada em Austin. Com muita dificuldade, graças às condições ainda verdes do asfalto, o piloto da Sauber marcou 1min54s846. Enquanto Alonso conversava nos boxes com Marc Gené e Andrea Stella, seu engenheiro, na pista o movimento começava a aumentar, com Kimi Räikkönen registrando sua primeira volta. Em seu segundo giro rápido, Kamui marcou 1min51s228. Os tempos ainda eram bem altos no Texas.

Apesar de os tempos estarem baixando constantemente e do jogo de pneus duros extra fornecidos pela Pirelli, os pilotos tinham muita dificuldade para controlar seus respectivos carros, mas o treino seguia seu curso normal em Austin, com movimentação bem mais intensa do que o normal para um primeiro treino livre. Afinal, todos queriam acumular o máximo possível de informações do Circuito das Américas.

A primeira meia hora de treino no Texas tinha Kobayashi líder, com 1min45s866. Mark Webber era o segundo colocado, apenas 0s052 atrás do nipônico, e Bruno Senna, quase 1s atrás, vinha em terceiro. Contudo, independente dos tempos e colocações, era impossível ter uma referência de desempenho com base nos primeiros minutos de atividade em Austin, já que todos estavam aprendendo a pista.

Aos poucos, as grandes equipes subiam para as primeiras colocações. A Red Bull, por um momento, chegou a fazer dobradinha, com Vettel e seu capacete todo no estilo texano à frente de Webber. Então Lewis Hamilton marcou 1min42s603 e assumiu a ponta em Austin. Como prova de que a pista estava realmente mais rápida, o britânico registrou, pouco tempo depois, 1min40s918 quando faltavam dois minutos para o fim da primeira metade do treino.

Mas muitos pilotos ainda sofriam com a falta de aderência da pista, como Ma Qing Hua, chinês da HRT, Jenson Button e Nico Hülkenberg, por exemplo. O alemão da Force India rodou na entrada da curva 1, após a subida da reta dos boxes. Pérez, por sua vez, quase perdeu o controle do Sauber C31 na entrada dos boxes. A pista ainda estava pouco emborrachada. Massa, que vinha em oitavo, também deu suas escapadas. Senna, que também enfrentava problemas, era o 14º.

Alonso mostrou grande desempenho nesta manhã no Circuito das Américas (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

Depois de um breve momento em que Fernando Alonso tomou a ponta do treino, Hamilton bateu o tempo do espanhol e cravou 1min40s175, voltando à ponta. De quebra, Button também superou o piloto da Ferrari, subindo para a segunda colocação. Por sua vez, Vettel vinha apenas em nono na tabela de tempos. Mas com tanta variação de tempos, ainda não era possível saber o real nível de cada carro e cada competidor no Texas.

Vettel tinha 1min42s4, mas melhorou significativamente sua marca e registrou 1min40s9, pulando de décimo para quarto, ficando imediatamente atrás de Alonso. Mas o espanhol, disposto a tirar o máximo da F2012, acelerava o máximo para explorar os limites da pista. Fernando melhorou bem sua marca, mas perdeu rendimento no terceiro setor do Circuito das Américas, permanecendo em terceiro. Lewis também baixou seu tempo em 0s059, o suficiente para ampliar a vantagem para Button na liderança da sessão.

Em seguida, foi a vez de Vettel dar o troco em Alonso. Com 1min40s335, o alemão se posicionou em segundo, só atrás de Hamilton. O britânico estava impossível no Texas e sobrava na pista, assim como fizera em Abu Dhabi, há duas semanas. Registrando volta mais rápida após volta mais rápida, Lewis foi o primeiro a andar abaixo de 1min40s e marcou 1min39s670 quando faltavam sete minutos para o fim do treino.

Hamilton exerceu domínio semelhante ao de Abu Dhabi, mas foi batido no fim por Vettel (Foto: Getty Images)

Só que Vettel mostrou porque quer definir o título nos Estados Unidos. O alemão, de maneira fenomenal, destruiu o tempo de Hamilton no fim da sessão. Já com o cronômetro zerado, Sebastian marcou 1min38s124, nada menos que 1s418 mais rápido que Hamilton, o segundo colocado. Alonso, 2s212 atrás, fechou em terceiro em Austin. Massa assegurou um bom sexto lugar, enquanto Bruno Senna ficou apenas em 22º, 6s423 atrás de Vettel. O brasileiro da Williams terminou apenas à frente dos carros da HRT.

F1, GP dos Estados Unidos, Circuito das Américas, treino livre 1:
 

 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.