Embaixador e líder: chefe reconhece impacto de Ricciardo no crescimento da Renault

Cyril Abiteboul considerou que o australiano desempenhou um papel fundamental no crescimento da equipe e, por isso, terá de enfrentar uma Renault bastante mais forte em 2021

A Renault reconheceu o papel fundamental de Daniel Ricciardo em duas temporadas com a equipe na Fórmula 1. O australiano de 31 anos vai se despedir da montadora francesa neste fim de semana, no GP de Abu Dhabi, e vai se juntar a Lando Norris na McLaren a partir de 2021. Fernando Alonso volta ao time ― e ao Mundial ― para formar dupla com Esteban Ocon.

Às vésperas do adeus, Cyril Abiteboul exaltou o papel de Ricciardo no crescimento da equipe, que somou só 91 pontos no ano passado e pode fechar a conta em 2020 em Yas Marina perto do dobro da pontuação.

O capacete de Daniel Ricciardo. (Foto: Renault)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Questionado sobre a contribuição de Ricciardo com o progresso da Renault nesses dois anos, Abiteboul respondeu: “O que ele deu, em primeiro lugar como piloto, é que ele foi notável, especialmente neste ano”.

“Acho que não há dúvidas em relação ao progresso do time neste ano. E isso é muito crédito de Daniel, que claramente liderou a equipe e tem por trás dele um grupo de pessoas e de mecânicos e engenheiros que estão fazendo um trabalho extraordinário”, elogiou.

Quinta colocada na classificação do Mundial de Construtores, a Renault ainda esta na briga pelo terceiro lugar. A marca francesa soma 172 pontos, 22 a menos que a Racing Point, ocupante da cobiçada posição. A McLaren tem o quarto posto na tabela de 2020.

“Daniel é um grande embaixador, um líder para a equipe. Ele, claramente, foi instrumental para as mudanças que fizemos no ano passado, quando tivemos um ano desapontador”, admitiu Abiteboul. “Ele teve impacto e somos muito diferentes hoje do que éramos há dois anos e meio, quando decidimos fazer uma parceria. Assim, nesse sentido, deu resultado”, resumiu.

“A ironia de tudo isso é que acredito que somos agora um time muito mais forte e ele terá de correr conta uma equipe muito mais forte no próximo ano”, encerrou.

Com apenas mais uma corrida pela frente, Ricciardo soma dois pódios com a equipe comandada por Abiteboul, ambos em 2020: um terceiro lugar no GP de Eifel e outro no GP de Emília-Romanha.

Fórmula 1 volta a acelerar neste sábado, a partir de 7h (de Brasília), com o terceiro treino livre em Yas Marina. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP de Abu Dhabi AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.