Emília-Romanha entra em estado de alerta vermelho por risco de temporal e inundações

Para esta terça-feira (16), é esperado um volume de 100 mm de chuva sobre a região da Emília-Romanha, considerado preocupante e que traz risco de inundações. A F1 corre em Ímola neste final de semana

A Emília-Romanha, que recebe a Fórmula 1 neste final de semana, em Ímola, está em estágio de atenção por conta dos temporais que devem cair sobre a região entre hoje (16) e amanhã. O Departamento de Proteção Civil emitiu alerta vermelho para ventos fortes e alto risco de inundações com chance de deslizamentos de terra.

O governo local estima até 100 mm de chuva sobre as áreas de maior perigo nesta terça-feira, mas o volume pode atingir os 150 mm, considerado preocupante — o índice pluviométrico indica a quantidade de água por cada metro quadrado.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A chuva durante o desfile dos pilotos em Ímola, em 2022: cenário pode se repetir esse ano (Foto: Red Bull Content Pool)

A Itália vem sofrendo com o mau tempo desde o início do mês, mas as tempestades deram sinais de melhora no começo da semana. O novo alerta, porém, fez as autoridades optarem pelo fechamento de escolas e também estradas que corriam risco de inundação. A população ainda foi aconselhada a evitar viagens nesse período.

Toda a situação envolvendo o clima instável lançou questões a respeito do impacto que as fortes chuvas poderiam trazer para o final de semana da Fórmula 1. No entanto, fontes ligadas à categoria confirmaram que não há preocupações quanto a um possível cancelamento da sexta etapa da temporada 2023. Equipes e staff da F1, inclusive, mantiveram as viagens para a Emília-Romanha conforme o planejado.

Há, contudo, um plano operacional em andamento para lidar com a probabilidade de chuva para garantir que as instalações para os torcedores, incluindo estacionamentos, sejam utilizadas durante todo o evento. A própria F1, aliás, também está preparada para as condições de pista molhada: a Pirelli levará para Ímola um novo pneu de chuva, que dispensa o aquecimento prévio.

O GP da Emília-Romanha acontece entre os dias 19 e 21 de maio, em Ímola. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 da Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.