Pirelli confirma novo pneu de chuva extrema a partir do GP da Emília-Romanha

Muito criticado sobretudo após o caótico GP do Japão, os pneus para chuva extrema receberão uma atualização a partir do GP da Emília-Romanha, sexta etapa do calendário da F1 2023. A mudança foi aprovada pela Comissão da categoria

Mais mudanças importantes à vista nos pneus que serão usados pela Fórmula 1 ao longo da temporada 2023. A Pirelli confirmou que um novo composto para chuva extrema foi aprovado pela Comissão da categoria em reunião realizada na última terça-feira (21) e estará disponível para uso a partir do GP da Emília Romanha, sexta etapa do calendário.

De acordo com a fabricante italiana, a atualização promovida para este ano “é muito mais eficiente do que a especificação anterior”. A Pirelli destacou ainda que o composto dispensa o uso de mantas térmicas, tradicionalmente utilizadas para reter o calor e manter a temperatura certa da borracha.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O caótico GP do Japão foi muito criticado por causa da qualidade ruim dos pneus de chuva (Foto: Haas F1 Team)

Os pneus de chuva extrema foram duramente criticados pelos pilotos no último ano por aumentar o spray de água, prejudicando a visão de quem está atrás, além de ser muito mais lento comparado aos intermediários. Após o caótico GP do Japão, Max Verstappen cobrou compostos melhores, dizendo que “ninguém queria correr com os de chuva”.

“Precisamos de pneus melhores, pois os extremos são simplesmente lentos e não conseguem deslocar tanta água. É por isso que todos tentam partir para os intermediários o quanto antes, pois são muito mais rápidos por volta”, salientou o holandês na ocasião.

Além dos compostos para pista molhada, a Pirelli também anunciou a ampliação da gama de pneus para a Fórmula 1 2023. Agora, serão seis tipos diferentes oferecidos às equipes, com o composto C0 sendo o mais duro, ideal para pistas muito quentes e extremas. O C1, que até o ano passado era a borracha mais dura, oferecerá mais aderência comparado à versão antiga. As demais gamas, do C2 ao C5, permanecem inalteradas, sendo o último o mais macio.

A primeira sessão de testes coletivos acontece a partir das 4h (Brasília, GMT-3) desta quinta-feira (23), com 4h15min de duração. Depois, os pilotos param e retornam ao cockpit às 9h15 (Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do primeiro dia da pré-temporada da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.