Bearman diz que FIA tem de “voltar aos estudos” após teste de cobertura dos pneus

Oliver Bearman participou dos testes de cobertura dos pneus de chuva extrema, mas entendeu que o problema ainda não foi resolvido

A FIA conduziu um teste, junto à Ferrari e na pista particular ferrarista de Fiorano, para uma nova solução tendo em vista melhorar a visibilidade de situações. Um dos pilotos participantes na atividade, Oliver Bearman, deixou claro: a novidade não resolveu o problema.

Bearman foi à pista junto de Arthur Leclerc, irmão de Charles Leclerc e também piloto reserva e de desenvolvimento da equipe. Leclerc usou os carros com cobertura nos pneus de chuva, enquanto Bearman seguiu de perto para avaliar como estava a visibilidade. A Ferrari molhou a pista nas retas para executar o teste.

De acordo com Bearman, ficou claro que a solução, embora tenha melhorado um pouco a visibilidade, não resolveu a questão e ainda criou outros problemas. É hora da FIA voltar aos estudos.

“Fiquei atrás de Arthur Leclerc, que estava usando as coberturas dos pneus. Até agora, não tem muito a dizer sobre isso. Estava bem semelhante ao que mostram os vídeos. Acredito que seja uma volta aos estudos, precisamos continuar analisando”, afirmou à revista inglesa Autosport.

Oliver Bearman participou dos testes com a cobertura de pneus (Foto: AFP)

“Testamos algumas configurações diferentes, mas só molhamos as retas para ver se era possível de seguir de perto. Testamos quatro ou cinco idas à pista para avaliar diferentes níveis de abertura, porque é totalmente fechado e é complicado para a temperatura dos pneus”, explicou.

“Creio que o problema é que estes carros geram tanto downforce do assoalho, o ar ganha a energia a partir de lá e, claro, o spray d’água sempre segue o ar. A visibilidade ainda é muito difícil. Estava um pouco melhor, com certeza, o trabalho rendeu alguma coisa, mas não está resolvido”, finalizou.

A solução testada em Fiorano foi a segunda nos últimos oito meses: em setembro do ano passado, Mercedes e McLaren conduziram teste semelhante, mas com outro desenho de proteção dos pneus, descartada posteriormente.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana dos dias 17 a 19 de maio, com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Verstappen pode mesmo deixar Red Bull? Newey na Ferrari? + Prévia do GP da Emília-Romanha | WGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.