“Emocionado”, Button lembra ligação vitoriosa com Honda e exalta tempos de Senna e Prost na McLaren

Jenson Button venceu sua primeira corrida como piloto de F1 em 2006, pilotando pela Honda. O britânico exaltou a parceria da montadora japonesa com a McLaren e se disse emocionado por fazer parte da equipe neste momento histórico

Dentre os 22 pilotos que formam o grid da F1 em 2013, Jenson Button é, seguramente, quem tem maior ligação com a Honda. Contando seus tempos na BAR e depois, correndo pela própria equipe Honda, o britânico disputou nada menos que 102 GPs empurrado pelo propulsor japonês e tem uma lembrança muito especial. Foi pela Honda que, em 2006, Button conquistou sua primeira vitória, no GP da Hungria.

Por conta de sua ligação vitoriosa com a Honda e também por se lembrar dos carros de Ayrton Senna e Alain Prost entre os anos 80 e 90, Button não escondeu a emoção com a confirmação que, a partir de 2015, McLaren e Honda estarão de novo juntas para reeditar um casamento que rendeu nada menos que oito títulos mundiais à escuderia de Woking. O campeão mundial de 2009 enxerga essa nova parceria como uma “oportunidade fantástica” de desenvolvimento não só da McLaren, mas da F1 como um todo.
Correndo pela Honda, Jenson Button conquistou sua primeira vitória na F1 em 2006 (Foto: Getty Images)

“Eu já aproveitei uma longa e bem-sucedida relação de trabalho com a Honda. A primeira vez que eu corri com um carro de F1 empurrado por motor Honda foi em 2003, e trabalhei como piloto da Honda entre 2006 e 2008, vencendo meu primeiro GP na Hungria, em 2006, com um carro de F1 da Honda, então sei exatamente o quanto a Honda é apaixonada pelo automobilismo em geral e à F1, em particular”, vibrou o piloto, que falou ao site oficial da McLaren.


Piloto com maior número de largadas na F1 atual — com 233 GPs —, Button entende que o retorno da Honda à categoria foi resultado da adoção de um regulamento de motores, que começará a vigorar em 2014. Jenson recordou também o bom trabalho feito pela fabricante japonesa com os motores turbo na década de 80. Além dos tempos da McLaren, a Honda também foi campeã com a Williams de Nelson Piquet em 1987.

“O desafio lançado pelos novos regulamentos técnicos da F1 fornecem a oportunidade perfeita para voltar ao auge do automobilismo. A Honda é um dos construtores mais experientes e bem-sucedidos de motores turbo em qualquer lugar do mundo, sempre tratou a F1 como uma plataforma de inovação técnica e vai aproveitar a oportunidade mais uma vez para apresentar, em um esporte global, esse motor, proeza de uma engenharia sem precedentes”, destacou o experiente britânico.

Button também falou com empolgação da fase mais gloriosa da McLaren, que conquistou oito títulos de maneira consecutiva entre 1988 e 1991, sempre ao lado da Honda. A parceira foi eternizada pelos épicos duelos entre Ayrton Senna e Alain Prost, que travaram uma das maiores rivalidades da história do esporte. 

“Cresci assistindo os carros da McLaren-Honda correndo e vencendo ao redor do mundo, eles escreveram alguns dos mais gloriosos capítulos da história da F1, de fato. Mesmo agora, imaginando esses inconfundíveis carros de vermelho e branco, evocam memórias vividas de algumas das corridas mais dramáticas e emocionantes que o mundo já viu”, comentou Button, emocionado por fazer parte da equipe em um momento tão especial.

“McLaren-Honda. Sei quanta paixão, sucesso e orgulho estão encapsulados na junção destas duas palavras. E é por isso que eu estou tão emocionado e animado não apenas com uma oportunidade fantástica para a equipe, mas também porque é um grande desenvolvimento para a F1, para os fãs e para o esporte como um todo”, concluiu o britânico.
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