Empate triplo! Como Villeneuve levou pole por 0s000 sobre Schumacher e Frentzen em 1997

Em 25 de outubro de 1997, um empate triplo na casa dos milésimos tornou histórica a classificação do GP da Europa. Jacques Villeneuve levou a melhor

Demorou exatos 26 anos, sete meses e 11 dias para a Fórmula 1 voltar a ver um empate em uma sessão classificatória, só que o feito de George Russell e Max Verstappen ainda foi um pouco menor que o visto na temporada de 1997, quando nada menos que três pilotos cravaram exatamente a mesma marca em uma disputa pela pole-position: Jacques Villeneuve, Michael Schumacher e Heinz-Harald Frentzen.

O campeonato daquele ano oferecia uma briga das mais interessantes dos anos 1990. Após 16 das 17 etapas do campeonato, Schumacher liderava o Mundial com 78 pontos contra 77 de Villeneuve. O alemão, na briga pelo tri, vencera cinco corridas contra seis de Jacques. Era um duelo: os dois um contra o outro e o restante do mundo.

Relacionadas


A situação dos postulantes ao título também era a mais dispare possível. Schumacher já era campeão e visto como o piloto mais brilhante da geração daquela década. No segundo ano pela Ferrari, tentava comemorar o primeiro caneco na nova equipe e tirar o jejum ferrarista que já durava desde o fim dos anos 1970.

Jacques tinha 26 anos e estava somente na segunda temporada na categoria, as duas pela Williams — que queria Frentzen para 1997 após cortar laços com Damon Hill, o campeão de 1996, no meio da temporada em que viveria a glória maior da carreira. Villeneuve seguiria forte, agora com a possibilidade de ser líder da equipe inglesa.

Villeneuve conquistou título de 1997 (Foto: F1)

Ferrari em jejum e Williams atual campeã, maior vencedora dos anos 1990, também estavam em pontos diferentes das respectivas histórias, tão estranho que, entre problemas de confiabilidade e azares dos dois lados, Schumacher e Villeneuve não haviam se encontrado em um só pódio até ali.

O último fim de semana do mês de outubro de 1997 receberia a etapa derradeira da temporada. O campeão, então, seria conhecido ali, em Jerez de la Frontera, no GP da Europa. O sistema de classificação era outro, bem diferente do atual. Os 22 pilotos no grid participavam da hora cheia, e cada um tinha direito a 12 voltas cronometradas.

Perto do desfecho, Frentzen tinha a pole provisória para a Williams após 14 minutos, mas o companheiro de equipe veio para a última tentativa e engoliu aquele tempo. Villeneuve cravou um voador 1min21s072 e abriu mais de 0s9 de vantagem.

Coulthard também superou a volta de Frentzen, mas não tinha carro para competir contra Villeneuve. Quem vinha em seguida veloz era Schumacher. Mais lento nos treinos livres, garantira antes da classificação que nada daquilo importava. Na hora de dar a volta, incrível, o mesmíssimo resultado: 1min21s072. O equilíbrio do campeonato estava registrado ali: um empate nos milésimos.

Como ninguém conseguia melhora a volta, o empate persistia conforme o relógio entrava nos últimos dez minutos. Aí, Frentzen fez o motor Renault da Williams roncar. Após os dois primeiros setores da pista, tinha 0s099 de frente para Villeneuve e se aproximava do que tinha condições de ser a volta da pole. Mas o que viria ao fim era algo que nem mesmo os relógios suíços da TAG Heuer, responsáveis por cronometrar a atividade, podiam deixar crer: 1min21s072. Um empate triplo! O primeiro e único empate triplo para definir uma pole em toda a história da Fórmula 1.

Como tinha alcançado a marca primeiro, Villeneuve ficou com a pole, seguido por Schumacher e Frentezen. Hill era o quarto, com a Arrows, seguido por Mika Häkkinen e Coulthard, ambos de McLaren. Eddie Irvine, na segunda Ferrari; Gerhard Berger, na Benetton; Oliver Panis, na Prost; e Jean Alesi, na outra Benneton, formavam o top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Canadá de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (9), a largada acontece às 15h. 

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.