Engenheiro-chefe da Ferrari teme por problema de superaquecimento em novos carros: “Será um desafio”

Pat Fry aposta que mesmo com alterações drásticas nos motores e na aerodinâmica, sistema de refrigeração será um dos pontos principais dos novos carros para 2014: "Acho que vai ser interessante, e haverá algumas diferenças drásticas entre os carros", enfatizou

 
As severas mudanças no regulamento técnico dos carros da F1 para 2014 têm sido assunto recorrente entre equipes e pilotos desde a primeira metade do campeonato passado. Contudo, conforme se aproxima o aguardado início das atividades para a próxima temporada, algumas das questões mais importantes a respeito das novidades começam a aparecer de forma mais clara.
 
Embora as principais alterações estejam na drástica redução da carga aerodinâmica e, sobretudo, nos novos motores turbo V6 de 1,6 L, para Pat Fry, engenheiro-chefe da Ferrari, o grande drama das equipes pode estar relacionado ao sistema de refrigeração dos novos bólidos, para evitar superaquecimento ao longo das corridas.
 
"Eu acho que é um daqueles anos onde você precisa desenvolver o carro ao invés de corrigir problemas de refrigeração. No início de cada ano, quando você começa com problemas de resfriamento, uma enorme parte dos recursos vai para o conserto de radiadores e coisas do tipo", explicou Fry à revista 'Autosport', nesta segunda (6).
 
"Tenho certeza de que isso aconteceu aqui [na Ferrari] no passado, e passamos por isso em meu ex-time, a McLaren", considerou. "Nisso, você desperdiça os primeiros meses. Espero que tenhamos tudo certo, mas muita gente vai quebrar a cabeça em janeiro."
 
"A questão da refrigeração será um desafio de acordo com as necessidades de resfriamento do carro no próximo campeonato, e tentar integrar isso fisicamente às muitas coisas do novo pacote é algo desafiador. Acho que vai ser interessante, e haverá algumas diferenças drásticas entre os carros. Algumas pessoas vão se ocupar muito, eu acho."
 
A pré-temporada começa no fim de janeiro, em Jerez de la Frontera, na Espanha.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.