Engenheiro-chefe vê “grande perda” para Red Bull sem Newey: “Sabe resolver problemas”
Paul Monaghan destacou o lado pessoal e "o jeito de desenhar" de Adrian Newey, mas enfatizou que a Red Bull permanece com pessoas "incrivelmente talentosas"
Se a Red Bull já se vê seriamente ameaçada pela McLaren no Mundial de Construtores, não ter Adrian Newey a partir de 2025 foi encarado por Paul Monaghan como uma “grande perda”. O engenheiro-chefe falou sobre o aspecto pessoal da parceria e elogiou o “jeito de desenhar” e a capacidade do projetista de “sempre resolver problemas”.
O fim da parceria entre Newey e Red Bull foi anunciado em 1º de maio deste ano após quase duas décadas. Responsável pela concepção de todos os carros vitoriosos dos taurinos na Fórmula 1, o britânico de 65 anos hoje trabalha muito mais como um consultor, enquanto o diretor-técnico, Pierre Waché, é quem atua ao lado de Christian Horner nas corridas.
Relacionadas
Ainda assim, ter Newey no time sempre representou uma figura de referência para Monaghan, que chegou ao grupo austríaco ao final de 2005. “Pessoalmente, é uma grande perda, pois sempre apreciei nossa colaboração”, destacou o inglês ao site italiano Formu1a Uno.
“Também sempre gostei do jeito dele de desenhar. Ele só queria deixar o carro da melhor forma possível. E de onde quer que viessem as ideias, sempre soube resolver problemas. Portanto, do ponto de vista pessoal, é um pouco triste. Mas ele queria fazer algo diferente de qualquer maneira, é assim que as coisas acontecem”, salientou.
Enquanto o futuro de Newey parece caminhar para Aston Martin em vez de Ferrari, a Red Bull já recalcula rota após outra baixa importante: Jonathan Wheatley, de partida para assumir a chefia da Audi na F1. Mas apesar do impacto, Monaghan ressaltou o talento das pessoas que ainda compõem Milton Keynes.
“Temos pessoas incrivelmente talentosas. É bom trabalhar com Pierre Waché. Estamos avançando, ainda somos uma boa equipe”, concluiu.
A Fórmula 1 faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Hamilton renasce ao enfim vencer e encontra paz antes de encerrar era na Mercedes