Engenheiro vê Verstappen como “irmão mais novo” e admite: “Não gostaria de repetir 2021”

Gianpiero Lambiase, engenheiro pessoal de Max Verstappen, abriu o jogo sobre a relação entre os dois, as dificuldades vividas antes de 2021 e até as discordâncias pelo rádio ao longo dos finais de semana tensos da Fórmula 1

Engenheiro de Max Verstappen na Red Bull, Gianpiero Lambiase é a voz mais ouvida nas conversas do neerlandês pelo rádio e parte fundamental do processo vitorioso que o piloto alcançou nos últimos anos. Considerado um prodígio desde que chegou à Fórmula 1, Max sempre acumulou expectativas sobre o que poderia fazer no futuro, e Lambiase acredita que não teria recebido o mesmo respeito se não fosse experiente na própria profissão.

“Eu tinha a experiência de ter trabalhado com outros pilotos antes do Max [Verstappen], e essa foi uma das principais ajudas em termos de me entender com ele”, disse Lambiase à BBC. “Acho que se eu fosse um novato na minha função, não diria que ele teria me comido vivo, mas não tenho certeza de que ele teria muito respeito por um engenheiro-júnior”, apontou.

Antes de alcançar o período atual de domínio na Fórmula 1, com os três últimos títulos do Mundial de Pilotos, Verstappen e Lambiase encararam um grande intervalo de vitórias da Mercedes, que conquistou oito Mundiais de Construtores seguidos entre 2014 e 2021, além de sete de Pilotos entre 2014 e 2020. Durante esses anos, o foco dos dois foi tornar Max um piloto cada vez melhor nas pistas.

“Max aprendeu algumas duras lições nos dois ou três anos antes de 2021”, prosseguiu. “Sua habilidade de corrida foi algo em que realmente focamos, garantindo que estivéssemos sempre pontuando quando não era possível vencer”, revelou.

Verstappen e Lambiase conversam antes do GP da Austrália (Foto: Red Bull Content Pool)

“Estávamos concentrados em construir uma consistência, terminar todas as corridas e não colocá-lo em uma situação em que poderia acabar em um acidente com outro piloto”, pontuou.

A relação próxima entre os dois, entretanto, não significa que as farpas não aconteçam. Max já ignorou o engenheiro quando foi pedido para deixar Sergio Pérez passar no GP de São Paulo de 2022 e debochou da estratégia na classificação do GP da Bélgica de 2023 — quando recebeu também uma resposta irônica de Lambiase. Para o engenheiro, é algo normal em todas as relações, principalmente para um piloto que está sob pressão dentro do carro.

“Acho que é inevitável: qualquer relação terá discordâncias”, afirmou. “A primeira coisa é aceitar isso. Em segundo lugar, você precisa ter fé um no outro de que as coisas são por um bem maior. Esse é o principal. Como engenheiro, preciso entender que Max é quem está dentro do carro, não eu”, comentou.

Verstappen apostou em aprimorar habilidades de corrida em anos de domínio da Mercedes (Foto: Red Bull Content Pool)

“Enquanto todos estamos trabalhando em um ambiente de pressão, o piloto está bem além disso. Gostaria de pensar que sou maduro o suficiente para deixá-lo extravasar quando necessário, mas também fazê-lo entender os motivos de algumas decisões serem tomadas. Se eu só dissesse ‘sim’, já teria ido embora. Temos honestidade em nossa relação, e podemos ser diretos quando necessário”, destacou.

A principal polêmica vivida pelos dois nesses anos de parceria aconteceu em 2021, ano do primeiro título de Verstappen, que acabou em uma corrida marcada por um erro do então diretor de prova, Michael Masi. Lambiase admitiu que não gostaria de revisitar o período. Segundo ele, a temporada “passou do ponto em termos esportivos”.

“Não gostaria muito de repetir 2021”, admitiu. “Foi incrivelmente competitivo dentro e fora das pistas, mas acho que, às vezes, passou do ponto em termos esportivos. Sobre tirar a pressão de Max, tentei passar a todos aqui que continuássemos normalmente. Tratamos cada corrida como um evento singular, sem olhar muito à frente sobre o que poderia acontecer”, ressaltou.

Lambiase garantiu que não tem interesse de trabalhar com outro piloto (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

Por fim, Lambiase elogiou sua relação com Verstappen e disse enxergar o neerlandês como um “irmão mais novo”. Segundo ele, não seria justo tentar replicar este nível de sucesso com outro piloto, pois Max é um dos “maiores talentos que o esporte já viu.” Assim, Gianpiero garantiu que não tem interesse em trabalhar com outro competidor neste momento.

“Honestamente, vejo Max como um irmão mais novo. Podemos falar sobre tudo e todos a qualquer momento. Estamos em um ponto em que nos sentimos completamente relaxados um com o outro. Acho que não tenho interesse de trabalhar com outro piloto agora”, assegurou.

“Com o sucesso que conseguimos junto ao Max, trabalhar com um dos maiores talentos que o esporte já viu, não acho que seria justo com outro piloto tentar replicar o que alcançamos com Max”, finalizou Lambiase.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.