Equipe da Nascar, Haas se candidata para ingressar no Mundial de F1 na temporada 2015

De acordo com a ‘Auto Motor und Sport’, além de Gene Haas, Colin Kolles e a Stefan GP também se inscreveram no processo seletivo aberto pela FIA no final do ano passado


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});


Três equipes já manifestaram a intenção de ingressar no Mundial de F1 em 2015, no processo seletivo aberto pela Federação Internacional de Automobilismo no final de 2012. A principal delas é a Haas, de Gene Haas, sócio de Tony Stewart na Nascar. Colin Kolles, ex-chefe da HRT, e a Stefan GP são outros interessados, revelou a revista alemã ‘Auto Motor und Sport’.

Haas, que não tem relação com o lendário dono de equipe Carl Haas, vitorioso na Indy, recentemente promoveu uma expansão de sua fábrica na cidade norte-americana de Charlotte. Além disso, o dirigente possui empresas em Bruxelas, na Bélgica.

Gene Haas é sócio de Tony Stewart e chefe de Danica Patrick na Nascar (Foto: Getty Images)

Victor Martins: A nova equipe americana


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});


O interesse da Haas em competir no Mundial de F1 foi confirmado por Gunther Steiner, envolvido com o projeto. Steiner trabalhou com Jaguar e Red Bull na categoria máxima do automobilismo na década passada.

“A Haas solicitou uma licença e expressou interesse, mas, no momento, não temos mais comentários a fazer. A FIA ainda está no processo de tomada de decisão e ainda há um passo a ser dado antes que eles deem a licença”, falou Steiner à revista ‘Autosport’.

A candidatura do romeno Kolles conta com o apoio de empresas estatais de seu país e da montadora Dacia, subsidiária da Renault.

A Stefan GP, por sua vez, tenta entrar na F1 pela segunda vez. Em 2009, a esquadra do sérvio Zoran Stefanovich concorreu no processo seletivo da FIA, mas foi preterida por Hispania, Virgin, Lotus e USF1. Ele havia comprado parte da estrutura da Toyota.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.