Equipes criticam cúpula da F1 por veto ao formato antigo de classificação. Mercedes fala em “desastre político”

Bernie Ecclestone e Jean Todt vetaram a reversão para o formato antigo de treino classificatório da F1 e apresentaram uma nova proposta que remete um pouco ao que foi visto até 2015, mas com a soma das duas melhores voltas de cada piloto em cada fase da sessão para definição do grid de largada

O empolgante GP do Bahrein não ofuscou um dos grandes debates da F1 nas últimas semanas: o polêmico formato de treino classificatório adotado desde o GP da Austrália e que, no GP do Bahrein, voltou a se mostrar um fracasso completo. Depois de rejeitar o novo sistema, o grupo formado pelas 11 equipes da F1 se reuniu com Bernie Ecclestone, chefe supremo do esporte e responsável pelos direitos comerciais da categoria, e Jean Todt, presidente da FIA, na manhã do último domingo (3) no Bahrein.
 
Contudo, Ecclestone e Todt vetaram a proposta que mais agradou as equipes, que era a de reverter para o formato em vigor até o ano passado. A dupla que forma a cúpula da F1 sugeriu algo parecido, mas da seguinte forma: o agregado das duas melhores voltas de cada piloto para definir a posição em cada uma das fases da sessão: Q1, Q2 e Q3.
Chefes das equipes da F1 sofreram um revés na reunião com Bernie Ecclestone e Jean Todt no Bahrein (Foto: Getty Images)
Toto Wolff, diretor-esportivo da Mercedes, lamentou o fiasco vivido pela F1 e criticou o veto de Bernie e Todt à proposta das equipes. “Uma explicação simples? Loucura. O que acontece é um desastre político.”
 
“Nós expressamos nossa opinião. Todas as equipes tiveram a mesma opinião de que isso provavelmente precisa voltar a 2015. Mas há várias agendas, e isso tem se provado bem difícil, então não posso dizer o que vai acontecer. A última vez que eu te disse, estava totalmente errado”, afirmou o austríaco, que em uma reunião na Austrália chegou a dizer que a F1 voltaria com certeza ao formato antigo, algo que depois acabou sendo vetado por pelo menos quatro equipes.
 
Por sua vez, Christian Horner, chefe da Red Bull, voltou a reclamar da postura da cúpula da F1 e disse que a categoria não precisa de muitas mudanças no formato de classificação depois de duas grandes corridas neste início de temporada.
 
“Vamos ver o que acontece”, afirmou o dirigente britânico em entrevista ao site ‘Motorsport.com’. “A FIA tem circulado alguns projetos de regulamentos, vamos dar uma conferida nisso e depois vamos decidir sobre a votação. Mas com duas corridas bem decentes, precisamos mesmo mexer demais na classificação?”, questionou.
 
Já o chefe de equipe da Ferrari, Maurizio Arrivabene, se mostrou otimista sobre ao novo projeto de formato de classificação apresentado no último domingo e indicou que a escuderia de Maranello não vai barra-lo. 
 
“Tivemos essa reunião e uma porta está abrindo agora. Temos de trabalhar sobre a proposta da FIA. Todo mundo entende que este formato não é o ideal. Precisamos conversar e trabalhar sobre a proposta que eles deram para nós, que não soa tão ruim”, disse.
 
VEJA O PADDOCK GP #22, COM PRÉVIAS DA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n<e.length;n++)if(child=e[n],e[n].id.substr(0,t.length)==t)return e[n];for(var c=0,n=1;nc&&(c=e[n].offsetWidth);return c>80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);

Relacionadas

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!