Ocon põe Alpine na liderança do TL2 em ensaio geral da corrida sprint em São Paulo
Esteban Ocon foi o mais veloz na pista de Interlagos ao longo da hora do segundo treino livre do GP de São Paulo. Próximo passo é corrida sprint
Depois de um dia de surpresas na pista de Interlagos, com a pole-position de Kevin Magnussen para a Haas, este sábado (12) abriu com um resultado também anormal no segundo e último treino livre do GP de São Paulo de Fórmula 1. Esteban Ocon terminou como o mais veloz no ensaio geral para a corrida sprint.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Relacionadas
A liderança de Ocon vai para o registro, mas é difícil precisar o quanto que o resultado deste segundo treino livre foi relevante para o resto do fim de semana. As equipes usaram as duplas de piloto para, por via de regra, realizar testes diferentes e manter a normalidade do que normalmente fazem em três treinos tendo apenas dois treinos à disposição, por conta da corrida sprint.
O piloto da Alpine terminou 0s184 mais veloz que Sergio Pérez. George Russell apareceu em terceiro, logo à frente de Fernando Alonso. Max Verstappen, Lewis Hamilton, Pierre Gasly, Mick Schumacher, Kevin Magnussen e Lando Norris fecharam o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Ana Paula Cerveira, André Netto, Evelyn Guimarães, Felipe Leite, Gabriel Curty, Luana Marino, Rodrigo Berton, Pedro Henrique Marum e Victor Martins. A corrida sprint está marcada para as 16h30 [de Brasília, GMT-3].
Confira como foi o TL2:
Um dia de céu mais aberto e com o sol dando as caras para a Fórmula 1, na comparação com a sexta-feira nublada de Interlagos. Mas a situação de temperatura para o primeiro treino livre do dia foi bem semelhante: 25°C no ambiente e quase 50°C no asfalto paulistano.
Como se trata de um fim de semana de corrida sprint e, portanto, um cronograma bastante diferente, os pilotos começaram o dia ávidos pelos 60 minutos do segundo treino livre. Assim, imediatamente após a pista apontar no fim do pit-lane, o traçado encheu.
Sebastian Vettel saiu na frente, mas uma fila de pilotos o acompanhou: o companheiro Lance Stroll, as duas Alfa Romeo e as duas Ferrari, por exemplo. Além disso, Logan Sargeant, que assumia o carro de Alex Albon na Williams e seguia o planejamento de marcar todos os pontos possíveis para obter a superlicença. Para chegar a 100 km rodados em Interlagos, teria de completar 24 voltas.
A primeira volta rápida foi de Guanyu Zhou, mas logo George Russell pingou no traçado de pneus macios e anotou 1min15s115. No giro seguinte, 1min14s916, assumindo o controle da tabela de tempos. Recuperação após o erro esquisito que cometeu no Q3 da classificação da sexta-feira e terminou permitindo que Kevin Magnussen conquistasse a improvável pole-position.
Se Sargeant brigava para tirar a superlicença, Nicholas Latifi causava uma rápida bandeira amarela ao escapar do traçado no contorno da Junção e aparar a grama.
Russell era o líder do treino ao andar de pneus macios, mas Sergio Pérez colava em segundo mesmo usando os compostos duros. Lewis Hamilton também estava de duros, mostrando estratégia diferente da Mercedes para se adequar à peculiaridade do fim de semana e testar o máximo possível de equipamento. Na Ferrari, Charles Leclerc usava macios contra médios de Carlos Sainz. Max Verstappen seguia o companheiro e usava os duros.
O treino era pouco movimentado. Apesar da enorme distinção do uso de pneus de cabo a rabo do grid, as imensas diferenças entre os companheiros de equipes mostravam que os tempos importavam pouquíssimo. Ao menos na primeira parte da sessão.
Após 20 minutos, Logan Sargeant cruzava a marca de 14 voltas completadas. Desta feita, estava a dez de alcançar os 100 km e o ponto extra no esquema de superlicença.
Em seguida, Esteban Ocon deu o ar da graça. Claramente com o carro com pouquíssimo combustível, o francês cravou 1min14s604 e assumiu a ponta por 0s312 com a Alpine.
Na marca de metade da atividade, Ocon estava na frente de Russell, ao que Hamilton, Pérez, Pierre Gasly, o pole Kevin Magnussen, Leclerc, Daniel Ricciardo, Sainz e Valtteri Bottas completavam o top-10.
Se a expectativa era aumentar a competição na frente após a primeira meia hora da sessão, o que aconteceu foi o oposto. Não havia muita mexida ou problema na pista. Verstappen colocou pneus macios e melhorou o tempo, entrando no meio das Mercedes.
Foi apenas após o relógio passar dos 40 minutos de atividade que as voltas começaram a mudar. Pérez voltou ao segundo posto, também de macios, Alonso entrou na frente de Verstappen e Mick Schumacher e Magnussen punham a Haas em oitavo e nono. Mas parou por aí.
Na informação que vinha ao caso para a Williams, sucesso! Sargeant cruzou a marca de 24 voltas e conquistou o ponto extra para se aproximar da superlicença e da vaga no grid da categoria no ano que vem.
Sem muito a acontecer de lá para frente, Ocon liderou mesmo o TL2. Pérez e Russell vieram logo atrás, ao passo que Sargeant ficou na última colocação.
F1 2022, GP de São Paulo, Autódromo de Interlagos, Treino Livre 2:
1 | E OCON | Alpine | 1:14.604 | 27 | |
2 | S PÉREZ | Red Bull RBPT | 1:14.788 | +0.184 | 36 |
3 | G RUSSELL | Mercedes | 1:14.916 | +0.312 | 31 |
4 | F ALONSO | Alpine | 1:15.049 | +0.445 | 29 |
5 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT | 1:15.098 | +0.494 | 30 |
6 | L HAMILTON | Mercedes | 1:15.137 | +0.533 | 32 |
7 | P GASLY | AlphaTauri RBPT | 1:15.636 | +1.032 | 31 |
8 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:15.684 | +1.080 | 40 |
9 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:15.815 | +1.211 | 37 |
10 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:15.851 | +1.247 | 24 |
11 | C SAINZ | Ferrari | 1:15.856 | +1.252 | 37 |
12 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT | 1:15.865 | +1.261 | 31 |
13 | C LECLERC | Ferrari | 1:15.868 | +1.264 | 36 |
14 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:15.994 | +1.390 | 28 |
15 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:16.047 | +1.443 | 33 |
16 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:16.181 | +1.577 | 33 |
17 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:16.263 | +1.659 | 42 |
18 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:16.400 | +1.796 | 43 |
19 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:16.468 | +1.864 | 36 |
20 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:16.480 | +1.876 | 28 |
Tempo 107% | 1:19.826 | +5.222 |