Ocon tira peso das costas com pódio e ganha confiança para confronto com Alonso em 2021

O ano de Esteban Ocon não era dos grandes, mas o pódio arranca um dos primeiros curativos de sua trajetória e impulsiona a motivação para encarar Fernando Alonso em 2021

Esteban Ocon tem uma curiosa trajetória em quase cinco anos de carreira da Fórmula 1. E alcançou seu primeiro grande momento na categoria no último domingo, quando acertou em cheio na estratégia e manteve um excelente ritmo para fechar o maluco GP de Sakhir no segundo lugar, atrás apenas de Sergio Pérez, subindo ao pódio pela primeira vez.

O pódio para um talento como Ocon poderia significar apenas ser o primeiro de muitos, mas pode servir também como um impulso para o piloto francês, que viveu um ano de grandes dificuldades com a Renault, tanto pelo fato de passar 2019 longe das pistas quanto por dividir garagem com o feroz Daniel Ricciardo, um dos melhores pilotos do grid e que faz temporada excelente.

É justo dizer que Ocon também sofreu com a confiabilidade da Renault durante a temporada. O desempenho mediano nas classificações também não ajudou o francês a entregar um maior desafio para Daniel Ricciardo e tirou a esquadra francesa da briga pelo posto de terceira força do grid em 2020.

Ocon demorou 65 corridas para ficar no top-3 pela primeira vez (Foto: Renault)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Sempre acreditamos em nós mesmos, isso é o mais importante. Quando você não está entregando seu melhor neste esporte é algo difícil, pois as críticas chegam, mas as pessoas próximas de você, as realmente importantes, sempre te apoiam, e isso me ajudou muito. E a equipe me ajudou a continuar acreditando em mim e a continuar forçando, e hoje (Domingo) deu certo, muito feliz com isso”, disse o francês após o pódio.

Em 2021, Ocon tem uma das grandes chances da vida de se consolidar. Ricciardo troca a Renault pela McLaren, abrindo espaço para a chegada de Fernando Alonso, bicampeão mundial e afastado desde 2018 da Fórmula 1. É uma oportunidade de ouro ao piloto francês, que carrega mais ritmo de corrida que o lendário espanhol.

Uma comparação direta com Ricciardo após um ano praticamente sabático prejudicou a trajetória de Ocon, que praticamente foi culpado por não ser sensacional como o australiano. Agora, a tarefa é definitivamente mais acessível para Esteban, que pode se apoiar em Alonso para definitivamente virar um piloto de ponta na Fórmula 1.

Ocon é talentoso e a pausa na carreira o fez dar alguns passos para trás. O pódio carrega o potencial de símbolo de uma nova fase de amadurecimento na Fórmula 1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.