Rubens Barrichello teve a melhor chance de se tornar um campeão mundial na Fórmula 1 em 2009. Com a campeã de construtores Brawn GP, o piloto brasileiro, então aos 37 anos, acabou terminando a temporada na terceira colocação e viu o companheiro de equipe Jenson Button levantar o título com uma corrida de antecedência. Antigo engenheiro de Barrichello na equipe, Jock Clear explicou os motivos do piloto ter ficado para trás na disputa, perdendo até o vice-campeonato para Sebastian Vettel.
Em entrevista ao podcast Beyond the Grid, Jock contou que Rubens demorou mais tempo para entender que o desempenho vencedor da Brawn era realidade. A equipe foi montada com espólio da Honda, que anunciou saída do esporte meses antes, e montou o BGP-001 com pouquíssima antecedência antes da temporada, tornando a história vencedora como uma das mais improváveis da história do esporte.
“Quando a hora chegou, creio que Jenson estava mais preparado. Eu acho que o Rubens provavelmente não percebeu, como Jenson, que eles estavam bastante fortes”, declarou. “Isso volta ao tema do psicológico dos pilotos. É provavelmente a sobreposição de uma nova guarda sobre a velha. Se falarmos sobre Max [Verstappen], Lewis [Hamilton] e Charles [Leclerc]…eles levaram a um outro nível. Michael levou a outro nível nos anos 1990, e esses caras agora alcançaram outro nível”, citou Clear.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.
Para o engenheiro, que hoje trabalha na academia de jovens pilotos da Ferrari, Barrichello foi o último piloto de uma respectiva era da Fórmula 1 e o tipo de preparação que tinha era diferente de Button, que é 8 anos mais novo. Jenson venceu 6 das primeiras 7 corridas daquela temporada.
“Rubens era provavelmente o último [da era]. A psicológico e preparação da época de Michael era simples: ‘vamos correr algumas semanas antes de Melbourne, fazer alguns abdominais e vamos ficar bem’, se você entende o que quero dizer”, citou.
“Os pilotos em forma iam ficando mais em forma, e não é sobre apenas estar em forma, é sobre uma preparação mental. É colocar na sua cabeça. ‘Preciso pensar sobre isso, como abordo a temporada? Quais são meus objetivos de curto prazo? De longo prazo? E são coisas que outros esportes fazem há anos. Você olha para os esportes americanos e eles fazem isso há 20 anos, o atletismo faz há 20 anos, a Fórmula 1 está atrasada nessas coisas e está se recuperando. Então, em 2009, os pilotos mais velhos não estavam acostumados com isso sendo um requisito. Você ia descobrir se estava envolvido apenas no início da temporada”, completou.