Ex-F1 diz que “seria um erro” levar Colapinto para Red Bull: “Verstappen o destruiria”
Karun Chandhok admitiu que o rendimento de Franco Colapinto na F1 foi uma surpresa e disse que "seria um erro" levá-lo direto para a Red Bull, sob risco de ser "destruído" por Max Verstappen. Indiano vê a RB como melhor caminho para a carreira do argentino
O surgimento meteórico de Franco Colapinto na Fórmula 1 rapidamente virou os holofotes da categoria para o argentino, que substituiu Logan Sargeant na Williams e causou um impacto imediato. No entanto, com Carlos Sainz e Alexander Albon já assinados para 2025, o jovem não terá espaço no time inglês, e a aproximação da Red Bull tem sido cada vez mais ventilada — inclusive pelos dirigentes taurinos.
Ex-piloto de 11 largadas na Fórmula 1, Karun Chandhok — atualmente comentarista — analisou a situação do argentino e disse que o desempenho na F1 foi surpreendente, até mesmo para a Williams. Para o indiano, o rendimento nas categorias de base não indicava que Colapinto seria um talento tão grande no topo do esporte.
“Acho que todos podemos admitir, incluindo a Williams, que tem sido um pouco surpreendente”, admitiu Chandhok na emissora inglesa Sky Sports. “Porque os números dele nas categorias de base não sugeriam que ele fosse tão bom quanto é. Talvez ele apenas se adapte bem a um carro de Fórmula 1”, apontou.
De fato, os resultados mais chamativos de Colapinto têm sido na F1. Depois de ser campeão da F4 Espanhola em 2019, o argentino foi terceiro na Fórmula Renault, na Toyota Racing Series e na Asia Le Mans Series, mas não voltou ao primeiro lugar. Na escada da categoria máxima, foi nono e quarto em duas temporadas na F3 e ocupava o sétimo posto na F2 quando foi chamado para substituir Sargeant.
Ao falar sobre o futuro de Colapinto, todavia, Chandhok disse que não concorda com uma ida direta para a Red Bull. Sob o risco de ser “destruído” por Max Verstappen, o argentino deveria primeiro ser colocado na RB (Visa Cash App RB), na visão do indiano.
“As coisas ficaram um pouco mais engatilhadas quando Christian Horner foi nas instalações da Williams [em Interlagos]. Claramente, as conversas estão em andamento. Minha opinião pessoal é de que ele é obviamente muito rápido e talentoso”, afirmou.
“Se eles falarem sobre colocá-lo na RB, seria uma escolha boa e sensível, além de uma oportunidade de carreira para ele. Seria um erro botá-lo na Red Bull, ainda é muito cedo. Se colocarem Colapinto na Red Bull, Verstappen o destruiria”, finalizou Chandhok.
Karun participou de 11 corridas na F1 durante a carreira e teve o 14º lugar como melhor resultado, na Austrália e em Mônaco — ambas em 2010. Naquele ano, defendeu a HRT por dez provas, antes de fazer uma única corrida com a Lotus em 2011, na Alemanha.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.