F1 anuncia acordo plurianual e confirma realização do GP do Vietnã a partir de abril de 2020

Capital do Vietnã, Hanói vai receber a mais nova prova do Mundial de F1 a partir de 2020, formando uma quadra de corridas na Ásia. O país se une assim a China, Singapura e Japão. A prova vai ser realizada num circuito urbano de 5.565 m, dotado de uma reta de 1,5 km

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }


É oficial. A F1 tem seu primeiro novo destino confirmado pelo Liberty Media. A partir de abril de 2020, o calendário vai ter a inclusão do GP do Vietnã, que vai ser disputado num circuito urbano de 5.565 m nas ruas da capital e segunda maior cidade do país, Hanói. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7) e compreende um acordo plurianual. O Vietnã é o primeiro novo destino oficial da F1 desde a entrada do Liberty Media como dono do esporte. A expectativa é que praças como Miami, Copenhague e Zandvoort também sejam incluídas em breve ao novo calendário da F1.
 
O Vietnã vai ser o quarto destino asiático da F1 a partir de 2020, unindo-se a China, Singapura e Japão. Outros países do continente já receberam o Mundial recentemente, como Coreia do Sul e Índia, sem sucesso, e a Malásia, que virou um destino até tradicional da F1 com 19 GPs disputados na história, encerrada em 2017.
 
O acordo foi firmado entre o Liberty Media, liderado pelo presidente e diretor-executivo Chase Carey, e a Vingroup, empresa responsável pela promoção da corrida. Na noite desta quarta-feira, o executivo norte-americano vai estar em Hanoi para um evento de oficialização do novo GP do Vietnã. A cerimônia, que vai ser aberta ao público vietnamita, vai contar também com a presença de autoridades e de artistas locais.
Detalhes do novo circuito urbano de Hanói, palco da F1 a partir de 2020 (Foto: Reprodução)

Carey ressaltou a importância da entrada do Vietnã no calendário como parte do processo de expansão trilhado pelo Liberty Media desde a entrada da empresa como dona da F1.

 
“Estamos encantados por anunciar que Hanói vai receber um GP de F1. Desde que começamos a nos envolver neste esporte, em 2017, temos conversado sobre desenvolver novas cidades-destino para ampliar o apelo da F1, e o GP vietnamita é a realização desta ambição. Estamos empolgados por estar aqui em Hanói, uma das cidades mais empolgantes do mundo com sua rica história e um futuro incrível pela frente”, disse.
 
“Isso é a fórmula perfeita para uma corrida e estou ansioso para que esse GP se torne um grande destaque no calendário da F1. Nossa equipe esportiva, trabalhando em colaboração com a Cidade de Hanói e a promotora Vingroup, tem trabalhado para disponibilizar um circuito que não seja apenas um teste para os pilotos, mas que também proporcione espetáculo para os fãs. Estamos muito ansiosos por ver os carros de F1 acelerando nas ruas desta cidade fantástica a partir de 2020”, complementou o dirigente.
 
Presidente da cidade de Hanói, Nguyen Duc Chung considerou a chance de receber a F1 fundamental para que a capital vietnamita possa trazer outros eventos de grande envergadura esportiva no futuro. “Estamos felizes por celebrar o GP do Vietnã e por mostrar a cidade de Hanói para o mundo com esta combinação especial de beleza antiga e moderna a partir de 2020”.
 
Segundo as simulações feitas pela F1, a velocidade máxima pode alcançar, no mais longo trecho de reta, os 335 km/h. Apesar de ser um circuito urbano, Hanói vai contra com trechos inspirados em pistas famosas. Como as curvas 1 e 2, semelhantes aos trechos iniciais de Nürburgring. A saída da curva 12 vietnamita tem inspiração na Sainte Dévote, de Mônaco, enquanto o último trecho da pista asiática lembra os esses clássicos de Suzuka.
 
Charlie Whiting, diretor de corridas da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), visitou Hanói pouco depois da realização do GP do Japão, e lembrou que parte do circuito ainda não está construído.
 
“Há um espaço aberto onde os pits vão ser construídos. Parte da pista vai ser construída lá, uma vez que não existe no momento. Mas ela vai se tornar rua depois disso”, explicou.
 
E o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece este ano nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no autódromo de Interlagos. Os ingressos para a corrida estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br

 

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://embed.playbuzz.com/sdk.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’playbuzz-sdk’));

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.