F1 atesta competitividade e vê 7 equipes chegando ao Q3 na classificação em Zandvoort

Seguindo o mesmo ritmo do período pré-férias, a Fórmula 1 mostrou mais uma vez a grande competitividade que existe na temporada e viu sete equipes figurando no Q3 da classificação do GP dos Países Baixos. No entanto, esta não é a primeira vez que isso aconteceu em 2024

A Fórmula 1 retornou das férias de verão da mesma forma que deixou o GP da Bélgica, há praticamente um mês: muito competitiva. Neste sábado (24), durante a classificação do GP dos Países Baixos, sete equipes diferentes contaram com um ou mais representantes no Q3, última parte da sessão que define o grid de largada.

Nesta temporada, virou rotina ver as duplas do top-4 — Red Bull, McLaren, Mercedes e Ferrari — ocupando os oito primeiros lugares enquanto os demais competidores se empenhavam para conquistar as duas posições restantes na lista dos dez mais rápidos.

Em Zandvoort, a eliminação precoce de Carlos Sainz e Lewis Hamilton, ambos ficando pelo caminho logo no Q2, abriu espaço para dois lugares extras na briga final pela pole-position. Max Verstappen e Sergio Pérez chegaram lá, assim como Lando Norris — que ficou com a posição de honra —, Oscar Piastri, George Russell e Charles Leclerc.

Aproveitando a brecha, Pierre Gasly surpreendentemente levou a Alpine ao Q3, conquistando o décimo posto para a 15ª etapa do certame. Depois da dor de cabeça que a Williams arrumou com Logan Sargeant, que bateu forte no TL3 e não conseguiu participar da classificação, Alexander Albon serviu de alento e colocou o FW46 na oitava posição. Fernando Alonso e Lance Stroll, dupla da Aston Martin, terminaram em sétimo e nono, respectivamente.

Lando Norris conquista pole no GP dos Países Baixos (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Norris confirma força da McLaren e marca pole do GP dos Países Baixos. Verstappen é 2º

A situação, no entanto, não é novidade em 2024. No GPs da China e de Mônaco, o mesmo aconteceu: enquanto que em Xangai a grande surpresa ficou por conta de Valtteri Bottas e Nico Hülkenberg, que levaram Sauber e Haas, respectivamente, ao top-10, nas ruas de Monte Carlo foram Yuki Tsunoda, da RB (Visa Cash App RB), e Albon, da Williams, que figuraram entre os melhores.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort também a partir das 10h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.