F1 aumenta limite de componentes do motor após mudança de formato em corridas sprint

Depois de alterar o formato das etapas com corrida sprint, a F1 decidiu aumentar o limite de alguns componentes da unidade de potência — motor de combustão, turbo, MGU-H e MGU-K — para quatro por ano

A F1 resolveu alterar o formato dos finais de semana de corrida sprint, mas o aumento no uso de motores e pneus também causou uma modificação no regulamento de 2023. A partir de agora, as equipes poderão usar quatro motores de combustão interna, além de turbo, MGU-H e MGU-K, todos sem punição. Antes, o limite era de até três para cada um dos componentes — ou seja, duas trocas permitidas — por temporada.

A mudança acontece, principalmente, devido ao incômodo das equipes com o aumento no uso de peças e a influência que isso poderia ter no restante do campeonato, além do próprio controle do teto de gastos. Com a proposta de um formato maior de fim de semana, havia o receio de que o limite imposto pela regra seria inviável de ser respeitado até o fim do ano.

Relacionadas


▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A estreia do novo formato será na próxima etapa da F1, no Azerbaijão, com a primeira sprint do ano (Foto: McLaren)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

No entanto, com seis corridas sprint programadas para o campeonato de 2023, a alteração aprovada no formato do fim de semana significa que cada piloto terá de enfrentar seis classificações a mais ao longo do ano, o que inviabilizaria a manutenção dos motores até o fim. Vale destacar que as mudanças já valem para o próximo fim de semana, no GP do Azerbaijão.

A grande novidade está no formato da classificação sprint. Na prática, o que antes era o segundo treino livre em dias de sprint se torna a classificação em formato ‘pocket’, com 30 minutos e desenho semelhante ao da definição de grid oficial. O Q1 terá 12 minutos e elimina cinco pilotos, seguido por um Q2 de dez minutos e que elimina outros cinco. O Q3 define os três primeiros colocados e o pole da sprint em somente oito minutos. É obrigatório utilizar pneus médios para Q1 e Q2, enquanto os macios são necessários para o Q3.

O GP do Azerbaijão será realizado entre os dias 28 e 30 de abril, em Baku, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.