F1 mantém 3 corridas sprint, mas amplia pontuação. Interlagos garante prova

Fórmula 1 mantém três corridas sprint em 2022, e Interlagos será sede mais uma vez. Distribuição de pontos aumenta e vai premiar oito primeiros colocados de cada corrida

POR QUE SPRINT RACE É PROBLEMA PARA A F1 2022?

A FIA confirmou as sedes das corridas sprint e o aumento na distribuição de pontos dos eventos na temporada 2022 da Fórmula 1. Após reunião do Conselho da F1, realizada nesta segunda-feira (14), ficou determinado que os GPs da Emília-Romanha, Áustria e São Paulo receberão a classificação em formato de corrida curta de 100 km.

Interlagos será a única sede de corrida sprint mantida em comparação com 2021. A Fórmula 1 tinha o desejo de aumentar o formato para seis provas nesta temporada, mas precisou recuar nos planos ao ver desentendimento entre as equipes por questões orçamentárias.

O órgão também anunciou o aumento na distribuição de pontos no evento, que agora vai de três para oito pilotos beneficiados. O vencedor da prova receberá 8 pontos, o segundo colocado 7, e assim em diante até a oitava posição, com 1 ponto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LARGADA; MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON; F1 SPRINT; SPRINT; F1;
Max Verstappen superou Lewis Hamilton na largada da corrida sprint em Silverstone (Foto: Red Bull Content Pool)

“Revisando as três provas sprint que aconteceram em 2021 e do reconhecimento de todos que o formato trouxe benefícios positivos para a modalidade, foram propostas três provas sprint para 2022. É um número sensato face às pressões já existentes nas equipes para esta temporada com a introdução de grandes mudanças nos regulamentos. A Comissão [de pilotos e equipes] aprovou por unanimidade os três eventos sprint para a próxima temporada, incorporando uma série de atualizações ao formato com base no feedback dos fãs, mídia e equipes”, disse a FIA em comunicado oficial.

Outra mudança confirmada é que será reconhecido como pole-position quem anotar o tempo mais rápido na classificação da sexta-feira, em vez do vencedor da corrida do sábado, que segue definindo o grid da prova principal. O nome oficial do evento deixa de ser ‘Sprint Qualifying’ e vira apenas ‘Sprint’.

O formato de corrida sprint, substituindo a classificação tradicional para definir o grid, foi adotado em 2021 nos GPs da Inglaterra, Itália e São Paulo. Apenas os três primeiros colocados recebiam pontos, com o vencedor levando 3, o segundo com 2 e o terceiro com 1. Max Verstappen venceu na primeira edição do formato, em Silverstone, enquanto Valtteri Bottas levou as edições de Monza e Interlagos.

A temporada 2022 da Fórmula 1 tem início em 20 de março, com o GP do Bahrein.

ALPHATAURI APRESENTA AT03 PARA TEMPORADA 2022 DA F1 | React

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.