O fim de semana do GP da Inglaterra terá exibição da nova geração de carros da Fórmula 1, capítulo na novela da disputa pelo título e a estreia do formato das corridas sprint – ou corridas de classificação. Mas Silverstone será somente um de três eventos com a novidade – e somente outro deles está fechado. O terceiro elemento é o Brasil, mas a F1 ainda não tem certeza sobre a realização da o evento marcado para novembro.
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A informação é da revista alemã Auto Motor und Sport. Segundo a publicação, Silverstone e Monza são as certezas e o GP de São Paulo, em Interlagos, está na mira para que funcione como terceiro e última demonstração e teste das corridas de classificação. A questão é simples: o Mundial não sabe se conseguirá cumprir o esperado para correr no fim de semana dos dias 5-7 de novembro.
A informação, em si, não é nova. Na realidade, desde que o formato das corridas de classificação foi confirmado, meses atrás, já era dito que Silverstone, Monza e Interlagos eram os autódromos favoritos para testes, mas que se temia as condições sanitárias do Brasil frente à pandemia do novo coronavírus. A questão é que agora, em meados de julho e a menos de cinco meses do evento, as dúvidas seguem.
De acordo com a revista, o medo é a alta taxa de contágio do coronavírus no país. Na última terça-feira, 13 de julho, o Brasil registrou 42.466 casos e 1.613 mortes. São ainda números muito altos apesar da média móvel de casos e mortes ser a menor desde março, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde. Ao todo, desde o começo da pandemia, Brasil já contabiliza mais de 535 mil mortes.
Por conta das dúvidas sobre o GP de São Paulo, a revista alemã afirma que a F1 vai tomar o tempo necessário para definir qual será a praça do terceiro teste da corrida de classificação e que, assim, a decisão não é esperada para as próximas semanas. Austin, com o GP dos Estados Unidos, surge como possibilidade forte. Com o cancelamento do GP da Austrália, existe a especulação até de que a pista estadunidense tem chances de sediar uma rodada dupla, nos moldes do que aconteceu na Áustria.
A única decisão é que não haverá corrida de classificação na última corrida do campeonato, em Abu Dhabi. “Não queremos que um novo formato decida a Copa do Mundo”, a revista credita a uma fonte dentro da organização da Fórmula 1.
Apesar das dúvidas da Fórmula 1, o promotor do GP de São Paulo, Alan Adler, em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, mostrou segurança de que o evento será realizado.