F1 repete FIA e culpa “condições inseguras” por adiamento da classificação em São Paulo
Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, falou sobre o adiamento da classificação para domingo e explicou qual é o plano da categoria a partir de agora
Depois de seis adiamentos e mais de duas horas aguardando o temporal que caiu no autódromo de Interlagos dar uma trégua para, só então, realizar a classificação do GP de São Paulo, 21ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) optou pelo adiamento da atividade que define o grid de largada para a manhã deste domingo (3). Bem, pelo menos esse é o plano, de acordo Stefano Domenicali, CEO da categoria.
Em entrevista concedida à F1TV logo após a decisão ser anunciada, o dirigente fez questão de elogiar os torcedores presentes, que durante toda a tarde permaneceram animados com a possibilidade de ver os carros na pista novamente, e explicou os riscos que foram levados em consideração ao decidir empurrar a programação para o dia seguinte.
“Bem, antes de qualquer coisa, deixe-me mais uma vez reiterar o fato de que esses torcedores são incríveis”, começou. “Não somos capazes de controlar o clima, como bem sabemos. É uma pena, mas as condições não são seguras para competir, simples assim. Também há um problema de iluminação que em breve teremos de enfrentar. Então, infelizmente, é uma situação que devemos gerenciar”, continuou.
Neste momento, Domenicali acabou sendo interrompido por Lewis Hamilton, que pediu melhores pneus de chuva para a categoria ao mandatário. Vale lembrar que as equipes possuem os compostos de faixa azul, que são desenvolvidos pela Pirelli para serem utilizados em situações de chuva. No entanto, a fornecedora já admitiu em algumas oportunidades as dificuldades que possui em desenvolver um pneu que realmente seja útil nessas situações — as equipes, inclusive, participaram de diversos testes.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Norris passa Piastri no fim com bênção da McLaren e vence sprint do GP de São Paulo da F1
Em seguida, Stefano foi questionado se o plano atual é realmente realizar a classificação logo pela manhã de domingo. “Sim, esse é o plano. Agora, a FIA está fazendo a checagem final para saber qual seria o horário certo para organizar a classificação e seguir com o plano de completarmos o dia. Como sabemos, é um grande evento e precisamos nos certificar de que podemos maximizar tudo em todas as condições que sejam aceitáveis” , finalizou o CEO da F1.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de São Paulo, em Interlagos, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. No domingo (3), a largada está marcada para as 14h. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino e Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.