Alonso diz que 8º lugar no GP de Singapura é “melhor do que Aston Martin esperava”
Fernando Alonso fez alerta sobre o ritmo atual da Aston Martin, mas saiu feliz com o oitavo lugar no GP de Singapura. Já pensando nas próximas etapas, espanhol chamou atenção para a necessidade de atualizações no carro inglês
Oitavo colocado no GP de Singapura, Fernando Alonso conseguiu aproveitar a estratégia traçada pela Aston Martin e perdeu apenas duas posições ao longo da corrida deste domingo (22), ambas para os carros mais velozes da Ferrari. Por outro lado, o espanhol tomou o posto de Nico Hülkenberg em um undercut, o que o deixou bem satisfeito com o resultado final da etapa em Marina Bay. Segundo o veterano, porém, o resultado não traduziu exatamente o desempenho atual do carro.
“Estou muito feliz, o oitavo lugar é melhor do que esperávamos”, analisou Alonso. “A classificação foi muito encorajadora e, largando em sétimo, sonhamos que o oitavo lugar seria possível. E conseguimos. A estratégia foi boa, estávamos atrás do Nico [Hülkenberg], mas conseguimos o undercut na volta 23”, relembrou.
“Foi uma corrida muito física, mas executamos tudo bem e marcamos alguns bons pontos”, destacou. “Tentamos buscar um undercut com a estratégia, parando algumas voltas antes dos outros, e funcionou bem para nós. O carro foi difícil de pilotar ao longo de todo o fim de semana, e fomos muito bem ao terminarmos apenas alguns segundos atrás de uma Ferrari”, explicou o espanhol.
Apesar da satisfação com os pontos conquistados, Alonso admitiu que a Aston Martin precisa evoluir o carro para a próxima etapa, em Austin. Segundo ele, as dificuldades de ultrapassagem nas últimas corridas premiaram a equipe, que conseguiu se manter em boas posições após classificações positivas. No entanto, o espanhol alertou que nem sempre será assim.
“No geral, acho que foi o máximo”, admitiu. “Temos uma pausa até Austin, precisamos encontrar performance no carro. Estamos perdendo terreno para o top-10 e queremos mudar essa situação. Temos muito trabalho a fazer em Silverstone para tentar melhorar nossa performance”, afirmou Alonso.
“Precisamos [de atualizações]. Os últimos circuitos foram de rua, então, com uma boa classificação, é difícil de ultrapassar. Assim, consolidamos essas posições na corrida. Mas isso não pode esconder a falta de performance que tivemos nos últimos eventos. A equipe sabe disso, está trabalhando muito. Ainda estamos entregando, porque estamos somando pontos enquanto o carro sofre, mas estamos cientes da situação”, finalizou.
Com o oitavo lugar, Alonso foi a 62 pontos na temporada 2024 e segue no nono lugar, um posto atrás de Sergio Pérez — que tem 144. A Aston Martin é a quinta colocada do Mundial de Construtores, com 86 tentos conquistados.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.