Alonso apoia Magnussen após suspensão: “Pontos deveriam ser por direção perigosa”
Fernando Alonso acompanha discurso de Pierre Gasly e fica ao lado de Kevin Magnussen após piloto da Haas acumular 12 pontos e ser punido
Ainda restam duas semanas para o GP do Azerbaijão, mas já temos uma certeza: Kevin Magnussen está suspenso e não vai participar da etapa em Baku. O piloto da Haas chegou à marca de 12 pontos acumulados na superlicença e está automaticamente fora da próxima corrida. Fernando Alonso, porém, não sente que a situação do dinamarquês seja justa.
O experiente piloto espanhol destacou que os pontos de punição deveriam ser aplicados apenas para casos de “direção perigosa” e não em incidentes de corrida que resultam em 5s ou um drive-through. Segundo Alonso, parte dos pontos distribuídos pela FIA não se enquadram nesta definição dada pelo bicampeão.
Magnussen entrou no GP da Itália deste domingo (1º) com dez pontos acumulados nos últimos 12 meses. Após se chocar com Pierre Gasly na Roggia, o dinamarquês recebeu uma punição de 10s durante a prova, além de dois pontos extras na carteira. Após a corrida, o próprio piloto da Alpine também veio a pública criticar a suspensão.
“Eu sinto por ele, porque os pontos, como discutimos muitas vezes, deveriam ser por direção perigosa, algo que é um perigo para o esporte e para os outros. Não tenho a lista aqui, mas acho que alguns desses pontos que ele acumulou, às vezes é apenas por passar na linha branca do pit-lane, saídas inseguras, esse tipo de coisa. Isso faz parte das corridas e resulta em um drive-through ou 5s de punição. Entendo as sanções de corrida, mas as punições de segurança são um pouco mais difíceis de compreender”, disse Alonso.
Cada ponto na licença dura pelo período de um ano a partir da data em que foi contabilizado, mas Magnussen só vai ter um tento reduzido em março. Ele lidera o ranking de pontuações da carteira, seguido por Alonso, Sergio Pérez e Logan Sargeant — que já deixou a F1 —, com oito cada.
Lance Stroll tem cinco pontos, um a mais que Max Verstappen. Esteban Ocon soma três, enquanto Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, George Russell e Daniel Ricciardo acumulam dois cada. Por fim, Carlos Sainz tem um ponto. Os outros estão zerados.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP do Azerbaijão, em Baku, entre os dias 13 e 15 de setembro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.