Alonso clama por “fim de semana normal” e diz: “Ter pontuado mostra F1 às avessas”

Fernando Alonso saiu de último para nono e, por mais feliz que tenha ficado com os pontos na corrida de casa, na Espanha, mostrou não entender como pode ter ficado no top-10 justamente quando largou longe dos líderes

Fernando Alonso foi um dos grandes destaques do GP da Espanha e marcou mais 2 pontos no campeonato. É que o bicampeão largou em último neste domingo (22) após trocar o motor depois de uma péssima classificação e ainda chegou em nono. Alonso, no entanto, preferiu falar de como o ano está maluco: quando faz tudo certo, abandona ou não pontua. Quando tudo parece errado, vai ao top-10.

O asturiano comentou que a Alpine resolveu trocar tudo hoje por não acreditar que tinha boas chances. Eis que tudo conspirou a favor do espanhol que, mesmo com problemas nos boxes, ainda dobrou a pontuação na temporada.

“É sempre difícil saber onde eu poderia ter chegado sem os problemas porque o desgaste dos pneus era enorme hoje e, de repente, a estratégia poderia falhar rapidamente. Tivemos um pit-stop um pouco ruim, o último, mas acho que nada poderia ter mudado muito porque Norris estava muito distante. Largamos em último, sacrificando um pouco este fim de semana, trocando o motor e tudo. Seríamos punidos em Baku e não queríamos ser prejudicados, mas largamos em último e mesmo assim somamos pontos, enquanto algumas vezes largamos em quinto ou sexto e não pontuamos. É o mundo às avessas, mas hoje isso foi bem-vindo”, disse em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO.

Fernando Alonso conseguiu 2 pontinhos após largar de último (Foto: Lluis Gene/AFP)

Alonso falou em condições extremas encontradas na prova. E de como isso causou ainda mais problemas no gerenciamento do equipamento do que já era esperado.

“O dia foi muito complicado. A temperatura tão alta prejudica na aderência dos pneus e ventou mais que nos outros dias, estava muito complicado. Gerir os pneus não era fácil, era difícil entender o quanto se podia forçar porque às vezes você fazia uma volta mais rápida que as demais e precisava dar duas ou três em outro ritmo para evitar o desgaste excessivo. Se te pressionavam atrás ou te ultrapassavam, o desgaste aumentava, era difícil gerir”, seguiu.

Fernando agora clama por uma etapa normal, em que consiga classificar bem e chegar na posição devida. O espanhol, de fato, encara uma maré de azar em 2022.

“Lutamos com Bottas normalmente, com as McLaren. No ritmo de volta às vezes parece que estamos à frente da Alfa Romeo e da McLaren, e em algumas corridas parecemos próximos da Mercedes, mas agora creio que já não estamos mais. Vamos ver se conseguimos ter algum fim de semana normal, porque mesmo terminando em nono pensamos que poderíamos ter sido sextos ou sétimos em uma corrida normal, com um ritmo normal, com pit-stop normal. Queremos ter um fim de semana normal para não ficar na boca esse gosto de ‘poderia ter conquistado algo mais'”, completou.

Alonso ocupa a 15ª colocação no Mundial de Pilotos, com 4 pontos anotados. São 26 a menos que o companheiro Esteban Ocon, que aparece em nono.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.