Alonso se diz “motivado” em meio a seca de pontos na F1: “Próximo ano pode ser o seu”

Em meio a uma sequência complicada na temporada, Fernando Alonso afirmou que se mantém motivado e “esperançoso” com o futuro da Aston Martin

A Aston Martin vive um período de baixa nesta temporada da Fórmula 1. Na última perna tripla da categoria, que contou com as etapas nos Estados Unidos, no México e no Brasil, a equipe britânica foi uma das únicas a não somar pontos, junto apenas da Sauber. Mesmo assim, Fernando Alonso afirmou ainda estar motivado e esperançoso com os próximos anos. 

O espanhol, que está apenas na nona posição do Mundial de Pilotos, com 62 pontos, teve um excelente início de temporada em 2023, com seis pódios nos primeiros oito GPs. No entanto, desde então, a equipe caiu de produção e Alonso ficou no top-3 apenas mais duas vezes, ambas ainda no ano passado. 

Neste ano, o bicampeão ainda não subiu ao pódio e está longe de voltar a brigar na ponta do pelotão, por enquanto. Porém, isso não desmotiva Alonso, que mantém as esperanças vivas de que “o próximo ano vai ser o seu”.

“Obviamente, em termos de posições e esforços, você vai dizer que não vale a pena lutar pelo 12º. Mas esse 12º pode dar algum entendimento à equipe sobre o que estamos perdendo, pode estar lutando com outros carros e perceber algumas fraquezas, alguns pontos fortes. Você pode dar esse feedback para a equipe e melhorar para a próxima corrida ou para o próximo ano”, afirmou. 

Fernando Alonso está três corridas sem pontuar na F1 2024 (Foto: Aston Martin)

“Isso já vale a pena. É essa esperança de que o próximo ano vai ser o seu ano que te mantém vivo e motivado”, continuou. 

Nesta temporada, a melhor colocação de Alonso em uma corrida foi um quinto lugar ainda no início do campeonato, no GP da Arábia Saudita. A última vez que o espanhol pontuou foi no GP de Singapura, em setembro. 

“Assim como com as 900 pessoas trabalhando na fábrica, que realmente não estão contando com o 12º ou com vitórias. Estão fazendo o melhor que podem todos os dias, das 8h às 17h, para fornecer o melhor carro possível. Então, a cada volta que dá, você se sente privilegiado por estar fazendo isso e representar uma equipe e uma marca, neste caso, a Aston Martin. E fica feliz por dar 100% a cada volta, independentemente da posição que seja no final”, encerrou. 

No Mundial de Construtores, a Aston Martin atualmente tem 86 pontos somados e está na quinta colocação. 

Agora, a Fórmula 1 retorna entre os dias 21 e 24 de novembro para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.