Alonso vê regresso e diz que “projetaria carro” da Aston Martin se pudesse: “Sou piloto”
Aston Martin saiu da briga contra as equipes do topo e passou a lutar por pontos na parte final do top-10 em 2024
Depois de um início surpreendente em 2023, quando somou quatro pódios nos primeiros cinco GPs, a Aston Martin não conseguiu dar continuidade à boa fase e regrediu em 2024. Com nenhum top-3 até então no ano, Fernando Alonso lamentou a queda de rendimento da equipe e disse que gostaria de fazer mais pelo time.
O espanhol começou a temporada atual bem, com seis provas seguidas dentro dos pontos, apesar de não ter conquistado um pódio. No entanto, nas últimas oito etapas, Alonso pontuou em somente três corridas.
O companheiro de equipe dele, Lance Stroll, segue em ritmo parecido e só pontuou em três oportunidades das últimas sete. Com isso, Alonso reconheceu que a Aston Martin regrediu desde a temporada passada, lamentou não poder ajudar mais e disse que até “projetaria o carro” se pudesse.
“Não podemos esconder o fato de que estamos lutando hoje contra Williams, AlphaTauri e Alpine. No ano passado, estávamos olhando para os quatro primeiros times. Agora, estão fora de alcance. Estamos apenas nos defendendo dos caras que estão atrás”, comentou.
“Mesmo no início do ano, especialmente na classificação, estávamos sempre entre os cinco ou seis primeiros, então definitivamente temos muito trabalho a fazer nas férias de verão e na segunda parte do ano. Não iremos desistir, mas precisamos trabalhar. Sou piloto, adoraria projetar o carro, mas não posso”, destacou.
Mesmo reconhecendo os problemas enfrentados pela Aston Martin, Alonso não acredita em uma virada de chave ainda em 2024. Ao invés disso, o bicampeão mundial espera uma resposta em 2025, a última temporada com o regulamento atual da Fórmula 1.
“Não acho que temos algo planejado, então a gente tem de entender os pontos fracos do carro e as peças que precisamos melhorar. Acredito que todo o trabalho será feito para 2025, não espero grandes saltos em 2024”, concluiu.
Com 73 pontos somados, a Aston Martin ocupa a quinta colocação no Mundial de Construtores. 49 destes tentos são de Alonso, que está em nono no Mundial de Pilotos, uma posição à frente de Stroll, que tem 24.
Após o recesso de verão, a Fórmula 1 voltará entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Mercedes finalmente encontra trilha perdida há 2 anos e desbloqueia felicidade na F1