Alonso vê Monza como “negativa” para Aston Martin e espera GP da Itália “de defesa”

Fernando Alonso reforçou que Monza é uma pista que em nada se encaixa com as forças do carro da Aston Martin e adianta que vai correr se defendendo

Se a corrida de uma semana atrás, nos Países Baixos, terminou com vibração e animação para Fernando Alonso, a situação é diferente neste sábado (2), após a classificação para o GP da Itália. Longe dos primeiros lugares, Alonso larga na décima colocação e deixa claro: trata-se de uma pista muito ruim quando posta frente às características do carro da Aston Martin.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Após a definição do grid — que ainda contou com Lance Stroll ficando com a 20º e última colocação —, Alonso foi claro: numa pista de velocidade total, AMR23 sofre. Há que correr para evitar danos no domingo.

“O carro está bom, mas são apenas seis curvas e 90% do circuito é feito com aceleração total. Não há muito a fazer aqui a não ser acelerar nas retas, então não conseguimos avaliar todas as melhoras que fizemos em Zandvoort”, afirmou.

“Há circuitos melhores e piores e fins de semana que são melhores ou piores. Esse aqui é um dos negativos, como tivemos outros durante o campeonato e sempre conseguimos marcar pontos. Vamos ver se amanhã evitamos erros. Creio que a meta é marcar pontos. Não sei quantos [erros] serão [de outros pilotos], mas espero que seja o bastante”, comentou.

Fernando Alonso já fala em corrida defensiva no domingo (Foto: Aston Martin)

“Sabíamos que seria um resultado complicado. O Q3 era o máximo que podíamos fazer. A estimativa que o computador tinha nos dado era entre nona e 12ª posição e, no fim das contas, mais ou menos alcançamos, porque ficamos bem no meio disso”, contou.

“Entre fins de semana melhores e piores, o importante é continuar marcando pontos. Vendo o ritmo que tivemos até agora, ser sétimo ou oitavo é o melhor que podemos esperar para ajudar a Aston Martin no campeonato. O rival mais próximo é [Lewis] Hamilton, que larga em oitavo. Não estamos tão distantes. Vamos tentar marcar a corrida dele para amanhã, mas será uma corrida de defesa”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

🔴AO VIVO! F1 2023 na Itália: tudo sobre a CLASSIFICAÇÃO | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.