Ferrari abre 39,5 pontos contra McLaren, mas evita euforia: “Campeonato não acabou”

Enquanto a McLaren somou apenas 4 pontos na rodada tripla México-Brasil-Catar, a Ferrari marcou 47 tentos neste período e ampliou a vantagem no top-3 do Mundial de Construtores. Mas Mattia Binotto prefere manter a cautela antes de comemorar

O resumo com os melhores momentos do GP do Catar de F1 (Vídeo: F1)

A longa rodada tripla México-Brasil-Catar foi muito positiva para a Ferrari, ao mesmo tempo em que foi bastante ruim para a McLaren na disputa pelo terceiro lugar do Mundial de Construtores na temporada 2021 da Fórmula 1. Depois do GP dos Estados Unidos, o placar apontava 254 pontos para a escuderia britânica contra 250,5 para a Ferrari. Mas o jogo virou em favor da escuderia de Maranello, que marcou 47 tentos nas últimas três corridas, contra apenas 4 da adversária. Assim, agora a equipe italiana soma 297,5, 39,5 pontos à frente da McLaren.

Mesmo em curva ascendente neste momento decisivo da temporada, Mattia Binotto segue com um discurso pés no chão e conteve a euforia sobre o melhor momento da Ferrari. Em entrevista coletiva logo depois do GP do Catar, o dirigente ítalo-suíço lembrou que tudo ainda pode mudar.

LEIA TAMBÉM
+OPINIÃO: Hamilton ou Verstappen? É impossível indicar favorito ao título em 2021

MATTIA BINOTTO; GP DO CATAR; FERRARI; F1; FÓRMULA 1;
Mattia Binotto mantém a cautela sobre a luta entre Ferrari e McLaren pelo top-3 dos Construtores (Foto: Scuderia Ferrari)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Acho que o campeonato ainda não acabou. Faltam duas corridas e estamos focados em buscar dar o melhor nesta reta final”, ressaltou o chefe de equipe ao lembrar que ainda restam os GPs da Arábia Saudita e de Abu Dhabi em 5 e 12 de dezembro, respectivamente.

O fato é que a jornada da Ferrari em 2021 é muito melhor que a do ano passado. Em 2020, quando contou com Sebastian Vettel ao lado de Leclerc na sua dupla de pilotos, a escuderia de Maranello marcou somente 131 pontos e terminou na sexta posição do Mundial de Construtores.

Diante de tantas limitações e de boa parte do ano com o foco voltado para o desenvolvimento de um novo projeto para 2022, Binotto entende que o trabalho feito neste ano é muito bom.

FERRARI; CHARLES LECLERC; CARLOS SAINZ; F1; GP DO CATAR;
Charles Leclerc e Carlos Sainz levam a Ferrari ao top-3 do Mundial de Construtores (Foto: Scuderia Ferrari)

“Sem dúvida, se olharmos para onde estávamos no ano passado, sexto e com poucos pontos no campeonato, acho que fizemos o máximo possível com o regulamento atual, levando em conta que não foi possível melhorar a maior parte do carro, com oportunidades de desenvolvimento bem limitadas, além de contar com o teto orçamentário”, explicou.

“Em 2021, tivemos de priorizar o carro de 2022 ao invés de melhorar o carro desta mesma temporada. Por isso, no geral, acho que a equipe conseguiu uma grande evolução dentro do que era possível, e estou feliz porque a terceira posição é um grande reflexo deste esforço”, concluiu.

Além da disputa com a McLaren no Mundial de Construtores, a Ferrari tem outra meta neste fim de campeonato: colocar Sainz e Leclerc à frente de Lando Norris no Mundial de Pilotos. Neste momento, o britânico tem 153 pontos, somente 1 a mais que Leclerc, enquanto Sainz soma 145,5.

F1 NO CATAR: HAMILTON VENCE, VERSTAPPEN 2°, ALONSO NO PÓDIO | Briefing
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar