Ferrari adota postura “conservadora” com assoalho após desclassificação nos EUA

Depois de amargar uma desclassificação com Charles Leclerc nos Estados Unidos, Ferrari tomou medidas e se tornou mais conservadora no acerto da SF-23 para evitar novas punições

Depois de Charles Leclerc ser desclassificado do GP dos Estados Unidos e perder o sexto lugar obtido em Austin por causa do desgaste excessivo da prancha do assoalho, a Ferrari decidiu adotar uma postura mais conservadora para o GP de São Paulo, que acontece neste fim de semana. De acordo com o diretor esportivo Diego Ioverno, a escuderia italiana foi mais cautelosa na configuração do carro e deixou a SF-23 um pouco mais alta.

Além da Ferrari, a Mercedes de Lewis Hamilton também foi desclassificada após o GP dos Estados Unidos. As equipes acreditam que, além do asfalto irregular, o formato sprint — que impede as equipes de mudarem a configuração do carro após a classificação — também contribuiu para o desgaste excessivo da prancha do assoalho.

O GP de São Paulo também é no formato sprint e o traçado de Interlagos é levemente ondulado. Por isso, para não dar chances ao azar, a Ferrari foi conservadora e, ainda que isso custe um pouco de velocidade, optou por deixar o carro um pouco mais alto.

“Claramente em Austin fomos pegos de surpresa. Revisamos tudo o que aconteceu naquele fim de semana e entendemos o que poderíamos ter feito de diferente. É claro que vamos aplicar isso por causa daquele sentimento [de desclassificação]. Espero que a gente não passe mais por isso, porque é muito difícil ser desclassificado”, disse Diego.

A Ferrari evitou a chance de levar uma desclassificação no GP de São Paulo (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“Mas outros fizeram um trabalho melhor e temos de aprender e seguir em frente. Posso garantir que estamos, digamos, um pouco mais conservadores aqui. É sempre uma troca porque para ser um pouco mais seguro é preciso abrir mão de um pouco de desempenho, mas o esforço vale a pena”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.