Ferrari aposta em postura “mais cínica e efetiva” em corridas e “escolhas ousadas” na F1

Para Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, carro competitivo não é o suficiente para voltar a vencer na F1. Por isso, é preciso tomar decisões ousadas nas corridas

Frédéric Vasseur chegou ao posto de chefe da Ferrari no início de 2023 e, desde então, a equipe de Maranello está passando por um processo de reestruturação. Com o objetivo de retornar ao topo do esporte, a escuderia italiana confirmou, durante o lançamento da SF-24, que terá uma nova abordagem de trabalho ao longo de 2024. De acordo com o dirigente, a meta é trabalhar de forma mais “cínica e efetiva”, tendo escolhas ousadas que rendam frutos para o time.

Por ter chegado ao posto de chefe da Ferrari apenas no início de 2023, Vasseur não teve a oportunidade de participar da concepção da SF-23. Por isso, ainda em dezembro do ano passado, o mandatário afirmou que a SF-24 seria “95% diferente” em relação ao seu antecessor. E as mudanças do modelo ficaram claras logo no lançamento, que mostraram um bólido com o assoalho e os sidepods completamente redesenhados.

“Apresentar um carro novo para o mundo pela primeira vez é sempre um momento muito animador para mim e para os pilotos, mesmo que já estejamos pensando no momento em que vamos encarar nossos rivais na pista”, afirmou o chefe Vasseur.  

“Neste ano, temos de começar do ponto que terminamos em 2023, quando estávamos constantemente entre os primeiros colocados, com uma visão de melhorar sempre em todas as áreas”, comentou.

A Ferrari batizou o carro deste ano de SF-24 (Foto: Ferrari)

Mas, para Vasseur, só a boa fase junto do novo carro não é o suficiente para colocar a Ferrari de volta ao topo. Para o chefe da equipe, é preciso ter um comportamento e estratégias mais ousadas durante as corridas.

“A temporada mais longa da história da Fórmula 1 nos espera, e Charles, Carlos e eu concordamos: precisamos ser mais cínicos e efetivos na maneira como gerenciamos as corridas, fazendo escolhas ousadas para conquistar os melhores resultados possíveis em cada corrida”, finalizou.

Fórmula 1 retorna às pistas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com o testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.