Ferrari bate martelo e desiste de entrar em leilão com Aston Martin por Newey
Time italiano nunca escondeu interesse em ter Adrian Newey em projeto com Lewis Hamilton na F1, mas decidiu não entrar em disputa com a equipe de Lawrence Stroll, que deve anunciar a contratação do projetista nas próximas semanas
O interesse da Ferrari em contar com Adrian Newey existiu desde o primeiro momento em que o renomado projetista anunciou sua saída da Red Bull. A equipe de Maranello sempre pensou no engenheiro como alguém ideal para ajudar a ser uma das cabeças pensantes do novo projeto da equipe italiana que terá Lewis Hamilton e Charles Leclerc como focos centrais a partir de 2025.
Contudo, com o passar dos meses e o surgimento de novas equipes — e, claro muito dinheiro — aparecendo interessadas no britânico, a vontade dos italianos foi esfriando e os dois lados se distanciaram. Agora, a possibilidade parece ter acabado de vez.
De acordo com a revista britânica Autosport, a Ferrari bateu o martelo e desistiu de tentar contar com Newey por não querer entrar em uma guerra de ofertas com a Aston Martin. Newey, inclusive, deve ser anunciado pelo time de Silverstone a partir de 2025 nos próximos dias. Na última terça-feira, o portal neerlandês RacingNews365 confirmou que o ‘Mago da Aerodinâmica‘ está fechado com a equipe de Lawrence Stroll e o anúncio deve ser feito na semana do GP do Azerbaijão, que acontece dia 15 de setembro.
Ainda segundo a publicação, o engenheiro ficou impressionado com a fábrica de última geração do time britânico, que conta com seu próprio túnel de vento. Além disso, Adrian foi seduzido por um salário de £ 20 milhões por ano (R$ 148,2 milhões na cotação do dia).
Além da questão financeira, pesou também o fato de Newey não precisar sair da Inglaterra, ao contrário do que ocorreria caso optassem pela Ferrari, que concentra sua estrutura em solo italiano.
Sem Newey, a Ferrari, agora, focará em contratações e nomeações de profissionais técnicos para a áreas específicas e já vem se movimentando neste sentido, segundo a Autosport.
A contratação do engenheiro Loïc Serra, ex-Mercedes, definida para o cargo de diretor-técnico, e de Jérôme D’Ambrosio mostram isso. A ideia é seguir o atual modelo da McLaren, que tem diretores específicos para os setores de aerodinâmica, chassi e veículo atuando em sinergia.
A Fórmula 1 agora só volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.
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