Ferrari põe ex-Mercedes em cargo de diretor-técnico e mira ‘modelo McLaren’ em estrutura

De acordo com o site Formu1a Uno, a Ferrari terá Loïc Serra na função de diretor-técnico, porém também responsável pelo chassi e compondo trio junto com Diego Tondi (aerodinâmica) e Fabio Montecchi (veículo) em organograma semelhante ao da McLaren

A Ferrari prepara uma grande reestruturação técnica de olho já na temporada 2025 da Fórmula 1, quando passará a contar com Lewis Hamilton ao lado de Charles Leclerc. Loïc Serra, ex-diretor de desempenho da Mercedes e recém-chegado a Maranello, assumirá o posto de diretor-técnico deixado por Enrico Cardile, mas a ideia é seguir o atual modelo da McLaren, que tem diretores específicos para os setores de aerodinâmica, chassi e veículo atuando em sinergia.

A informação é do site italiano Formu1a Uno desta terça-feira (13). Serra foi oficialmente anunciado em maio deste ano junto com Jérôme D’Ambrosio, outro ex-Mercedes. Ambos começarão o trabalho para valer a partir de outubro, com o futuro diretor-técnico ficando responsável pela gestão de chassi.

Relacionadas


Diego Tondi, por sua vez, permanecerá na chefia da aerodinâmica, como já vem desempenhando há meses, enquanto Fabio Montecchi seguirá no comando do conceito de veículo.

Apesar do trio, a publicação destaca que a Ferrari pretende dar a Serra um campo maior de atuação comparado ao que ele tinha na Mercedes — trabalho semelhante ao que faz Pierre Waché na Red Bull, embora num organograma diferente. O engenheiro francês lida principalmente com suspensões, chassis e desempenho de pneus, enquanto Waché cresceu como aerodinamicista sob a batuta de Adrian Newey.

Charles Leclerc na Bélgica: Ferrari prepara mudanças no carro para acomodar estilo do monegasco e do de Hamilton (Foto: Ferrari)

Outro ponto destacado pelo Formu1a Uno são as primeiras decisões relacionadas ao carro de 2025. O bólido terá uma distância entre-eixos revisada em busca de centro de pressão mais avançado combinado com novas suspensões pull-rod (coluna descendente que ajuda a reduzir o centro de gravidade do carro).

A preocupação com a suspensão tem um motivo. A Ferrari quer acomodar da melhor forma os estilos de pilotagem de Leclerc e Hamilton, embora sejam mais semelhantes que os do monegasco e Carlos Sainz.

Após as férias, a Fórmula 1 volta às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Alonso apresenta sinais de cansaço com Aston Martin. E fim da linha já parece próximo

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.