Ferrari confirma efeito Hamilton e ‘rouba’ Serra e D’Ambrosio da Mercedes já para 2024

Conforme adiantou a imprensa neerlandesa, a Ferrari anunciou nesta segunda-feira (13) que Loïc Serra e Jérôme D'Ambrosio seguem Lewis Hamilton em direção a Maranello

A Ferrari anunciou nesta segunda-feira (13) duas contratações oriundas da Mercedes já para a temporada 2024 da Fórmula 1. Como já era especulado, o diretor de desempenho da equipe alemã, Loïc Serra, vai defender o time de Maranello, assim como Jêrome D’Ambrosio, ex-piloto belga que assumiu a chefia do setor de desenvolvimento de pilotos e chegou a substituir Toto Wolff no comando do time de Brackley em alguns GPs.

Serra será o chefe de engenharia de desempenho de chassi e trabalhará diretamente com o diretor-técnico, Enrico Cardille. O engenheiro francês vai supervisionar diversas áreas em Maranello, incluindo engenharia de pista, aerodinâmica e performance. Serra trabalhou na Michelin antes de migrar para a BMW-Sauber na F1. Por último, em 2010, juntou-se à Mercedes.

Em 2019, passou a ser diretor de performance, substituindo Mark Ellis. Só que Serra foi um dos principais opositores ao projeto que deu vida ao complicado W13, liderado por Mike Elliott. Em fevereiro, o portal neerlandês RacingNews365.com noticiou que tanto o francês quanto Lewis Hamilton compartilhavam da mesma opinião — e preocupação — com o carro de 2022, construído com base nas mais recentes mudanças de regulamento na F1.

Hamilton chegou a falar abertamente sobre ter comunicado à equipe sobre a direção errada, porém não foi ouvido. Serra argumentara que W13 e W14 seguiram um caminho errado por conta da distância entre eixos e assoalho muito longa.

D’Ambrosio vai deixar a Mercedes (Foto: Mercedes)

D’Ambrosio, por sua vez, também viu seu nome ligado à Ferrari após o surpreendente anúncio de Hamilton, que vai deixar Brackley ao final deste ano. Os italianos confirmaram que o belga passará a ser o chefe de equipe adjunto, atuando em conjunto com Frédéric Vasseur. Ele também vai chefiar o Ferrari Driver Academy, programa de pilotos de Maranello.

A Ferrari ainda informa que Serra e D’Ambrosio começarão a trabalhar na nova casa a partir do dia 1º de outubro deste ano.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 17 a 19 de maio, em Ímola, para o GP da Emília-Romanha. E o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO EM TEMPO REAL.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.