D’Ambrosio segue barca e prepara troca de Mercedes por Ferrari na Fórmula 1 2025

A informação é do site neerlandês RacingNews365.com. Atual substituto de Toto Wolff no comando da Mercedes quando necessário, o ex-piloto belga pode assumir funções na academia italiana

Substituto de Toto Wolff no comando da Mercedes quando necessário, Jérôme D’Ambrosio está de partida para a Ferrari. O ex-piloto, que chegou a assumir a liderança da equipe alemã no ano passado na ausência do chefe austríaco, deixará Brackley ao final do contrato vigente, que termina ao final da temporada 2024 da Fórmula 1.

A informação é do site neerlandês RacingNews365.com. A revista inglesa Autosport ainda complementou que um dos possíveis destinos do belga em Maranello é a academia de pilotos, atualmente sob o comando de Jock Clear.

A mudança, no entanto, nada teria a ver diretamente com a ida de Lewis Hamilton para a Ferrari, de acordo com a publicação inglesa. É desejo de D’Ambrosio e de sua família retornar à Europa continental.

D’Ambrosio juntou-se à equipe de Brackley para ser responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento de pilotos. Tal cargo ficou aberto desde que James Vowles encerrou o seu vínculo com o time alemão, transferindo-se para a Williams. A partir daí, passou a ser visto, frequentemente, ao lado de Wolff na pré-temporada e em outras participações da equipe.

D’Ambrosio foi chefe da Venturi na Fórmula E, quando deixou o cargo por conta da transição para a Maserati (Foto: Fórmula E/Divulgação)

Na F1, o belga foi piloto da Marussia Virgin em 2011 e ainda participou de uma corrida pela Lotus, em 2012, no GP da Itália, realizado no circuito de Monza, onde conseguiu o seu melhor resultado na categoria: o 13º lugar. Já na Fórmula E, D’Ambrosio correu de 2014 a 2020, pela Dragon e pela Mahindra, conquistando três vitórias.

Quando se aposentou, assumiu o gerenciamento da Venturi. Em novembro de 2021, foi promovido a chefe e conduziu a equipe ao segundo lugar na Fórmula E, antes de sair em setembro do ano passado por conta da transição para a Maserati.

D’Ambrosio é o segundo nome da Mercedes ligado à Ferrari para 2025, Hamilton à parte. Loïc Serra, diretor de desempenho, está de malas prontas para a italiana, mas ainda terá de aguardar o período de carência até assumir funções em Maranello.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.