Mercedes contrata D’Ambrosio para cargo de desenvolvimento de pilotos na Fórmula 1

Ex-piloto da Marussia Virgin na Fórmula 1 e ex-chefe da Venturi na Fórmula E, D'Ambrosio vai assumir cargo da Mercedes a partir desta temporada

A Mercedes tem um novo responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento de pilotos. Trata-se do ex-piloto da extinta Marussia/Virgin e ex-chefe da Venturi na Fórmula E, Jérôme D’Ambrosio, que já apareceu uniformizado no paddock da escuderia anglo-alemã na Arábia Saudita, que recebe a segunda etapa da Fórmula 1 2023, neste fim de semana.

O belga ficará responsável pelo apoio aos jovens pilotos vinculados à Mercedes ao redor do mundo e nas mais diversas categorias. O objetivo é que esses talentos possam ser trabalhados – em questões técnicas e mentais – a fim de se tornarem, futuramente, integrantes da equipe principal na F1.

Ex-piloto da Fórmula 1 e da Fórmula E, D’Ambrosio terá a responsabilidade de desenvolver jovens pilotos para a Mercedes (Foto: FIA)

Esse cargo na Mercedes estava aberto desde que James Vowles terminou o seu vínculo, em fevereiro deste ano, com a escuderia anglo-alemã para assumir a posição de chefe da Williams. A partir daí, D’Ambrosio passou a ser visto, frequentemente, ao lado de Toto Wolff, chefe da Mercedes, na pré-temporada e em outras participações da equipe.

“Ele esteve na Fórmula E, foi chefe de equipe da Venturi e terminou em segundo no campeonato. E está aqui como amigo, está observando. Talvez algo no futuro, mas ainda não”, disse Wolff na semana passada à imprensa. Agora, veio a confirmação da contratação.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Na F1, o belga foi piloto da Marussia Virgin em 2011 e ainda participou de uma corrida pela Lotus, em 2012, no GP da Itália, realizado no circuito de Monza, onde conseguiu o seu melhor resultado na categoria: o 13º lugar. Já na Fórmula E, D’Ambrosio correu de 2014 a 2020, pela Dragon e pela Mahindra, conquistando três vitórias.

Quando se aposentou, assumiu o gerenciamento da Venturi. Em novembro de 2021, foi promovido a chefe e conduziu a equipe ao segundo lugar na Fórmula E, antes de sair em setembro do ano passado por conta da transição para a Maserati. Será o primeiro cargo de D’Ambrosio fora das pistas na F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.